segunda-feira, 01/04/2013

CEI se reúne em Havana

O Conselho Espírita Internacional manteve várias reuniões durante os dias do 7º. Congresso Espírita Mundial – que ele promoveu -, e nos dias 25, 26 e 27 de março: reuniões da Comissão Executiva e Reunião Ordinária do CEI, nas dependências do Hotel Riviera, em Havana (Cuba). Na reunião da citada Comissão foram definidas importantes medidas administrativas e de planejamento de atividades do CEI.

Na Reunião Ordinária do CEI, numa primeira etapa e dirigida por Eduardo Nanni (Bolívia) e com assessoria do secretário geral interino Charles Kempf, houve a presença de representantes de 20 países membros efetivos e ocorreu o processo de eleição. Para preencher seis cargos de membros da Comissão Executiva do CEI, foram eleitos com mandato para seis anos: Antonio Cesar Perri de Carvalho, Eduardo dos Santos, Edwin Bravo, Elsa Rossi, Milciades Lezcano e Roberto Fuina Versiani. Outros seis membros têm mandato para mais três anos. Em seguida, foi eleita a nova Comissão Diretiva: Charles Kempf, secretário geral; Antonio Cesar Perri de Carvalho, 1º. Secretário; Elsa Rossi, 2º. Secretário; Roberto Fuina Versiani, 1º. tesoureiro; Jean Paul Évrard, 2º. tesoureiro. Foram aprovadas as admissões como membros observadores: Moçambique e a Confederação Espírita Mexicana, esta em substituição à Central Espírita Mexicana.

Em seguida, com a participação dos representantes dos países observadores, a Reunião do CEI foi dirigida por José Angel Velasquez (El Salvador), com atuação do secretário geral recém eleito. Houve apresentação dos dados do 7º. Congresso Espírita Mundial, contando com 2.012 inscritos; informações sobre atividades dos países em função das Coordenadorias do CEI: Europa, América do Norte, América Central e Caribe, e, América do Sul; sobre a Campanha Em Defesa da Vida, elaborada para o CEI, pela Federação Espírita Portuguesa; foram definidas várias ações internacionais, inclusive com informações sobre o 2º. Congresso Espírita Sulamericano, promovido pela Coordenadoria do CEI da América do Sul, que ocorrerá em Assunção (Paraguai) nos dias 13 a 15 de setembro de 2013 e sobre o 8º. Congresso Espírita Mundial (do CEI) que será realizado no 2º. semestre de 2016, em Lisboa (Portugal), aprovando-se como tema central “Em Defesa da Vida”.

Entre membros efetivos e observadores, compareceram representantes dos países: Alemanha, Argentina, Bélgica, Colômbia, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Holanda, Honduras, México, Noruega, Panamá, Paraguai, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça, Uruguai, Venezuela. O Brasil foi representado pelo presidente da FEB e pelo diretor Roberto Fuina Versiani, contando com a presença da diretora da FEB Célia Maria Rey de Carvalho. Estavam presentes também alguns visitantes brasileiros e de vários países. No final da Reunião o presidente da FEB homenageou Servando Agramonte, representante dos espíritas cubanos, ofertando-lhe um exemplar da edição histórica de O Evangelho Segundo o Espiritismo, da Editora FEB, e também o ex-secretário geral do CEI Nestor João Masotti.

Informações: www.intercei.com; www.febnet.org.br

cuba1

 

cuba3

 

cuba2