terça-feira, 17/06/2014

Novas ações da juventude da FEB

Em 2014, iniciou-se a implantação das “Diretrizes para ações da Juventude Espírita do Brasil” aprovados pelo CFN. Dentro do DIJ da FEB, foi fortalecida a Coordenação da Juventude.

Neste ano, com a entrada das oficinas na grade na horária da juventude, ampliou-se o horário de realização das atividades, que passaram a acontecer das 18h às 20h30. Com a mudança de horário, procurou-se equilibrar a questão de tempo, do momento de estudo e uma atividade prática com a participação dos jovens. No 1ª semestre de 2014 foram oferecidas as seguintes oficinas: Música, Violão, Clube do Livro, Oratória, Áudio Visual, Trabalhos Manuais e Jogos Digitais.

Em 2014 o tempo das atividades está distribuído da seguinte forma:

Horário Atividade
18h às 18h30 Canto do Jovem (atividades de acolhimento, música e integração)
18h35 às 19h45 Momento de Estudo
19h50 às 20h30 Oficinas

Em avaliação realizada com os jovens no dia 07/06, os jovens consideraram as oficinas como sendo uma experiência positiva, e sugeriram ajustes a serem feitos com relação a distribuição do tempo de atividades, tipos de oficinas e com relação ao produto final de cada oficina. Em relação às questões levantadas na avaliação dos jovens, foi realizada uma reunião no dia 14/06 com o grupo de evangelizadores e coordenadores das oficinas, a fim de que cada grupo de coordenadores das oficinas façam os ajustes necessários para o 2º semestre.

No 2º semestre de 2014 serão oferecidas as seguintes oficinas: Clube do livro.
Artes Manuais, Violão, Música, Produção de jogos digitais, Oratória, Produção de conteúdo para mídias.

Além do projeto das oficinas, vem se propondo o fortalecimento e a valorização da equipe responsável pelo Canto do Jovem a atividade do canto do jovem é realizada todo sábado no horário das 18h às 18h30 na sala Boa Nova no prédio frontal, o objetivo desta atividade é a integração, acolhimento, momento musical e a sensibilização dos jovens para as atividades desenvolvidas pelo setor juventude.

O grupo que coordena as atividades do Canto do Jovem tem participado de todas as atividades de planejamento e organização dos eventos, além da criação de artes e layouts para a divulgação dos eventos realizados.

A proposta de fortalecimento da equipe que coordena o canto do jovem tem como objetivo buscar o protagonismo juvenil nas atividades desenvolvidas pelo setor juventude. Nesta perspectiva tem se observado uma integração maior destes jovens com a casa e com o trabalho, além de se perceber que o grupo se desponta como liderança positiva no trabalho.

A coordenação do setor juventude junto com os evangelizadores têm procurado potencializar o contato com os jovens por meio do facebook e whatsapp. Os jovens tem demonstrado grande interesse no uso destes canais de comunicação. O facebook da FEB “Sou Jovem”, já ultrapassou os seus 12.000 seguidores.

Neste ano, o projeto cooperativo que é uma parceria do DIJ com o DAS tem sido desenvolvido em conjunto com a coordenação do Núcleo Espírita Guillon Ribeiro, nos três primeiros sábados de cada mês os jovens visitam o núcleo e ajudam nas atividades. Além das doações materiais às famílias carentes, o setor juventude tem buscado através das ações desenvolvidas no Guillon Ribeiro a integração do jovem como colaborador da instituição.

Um resultado positivo do trabalho das oficinas é que o grupo de jovens que participa da oficina de música tem atuado no 3º sábado em atividades musicais junto as crianças e aos jovens que frequentam o Guillon Ribeiro.

Os jovens trabalham na arrecadação de alimentos, vestuário, material escolar e de higiene que é repassado a equipe do Guillon do Ribeiro.

Os temas desenvolvidos nos momentos de estudos em 2014 são os mesmos para todos os ciclos de juventude. A temática desenvolvida procura acompanhar o momento atual vivido pelo jovem.

Temos o projeto visita à casa espírita. Uma casa espírita que tenha trabalho com juventude no DF é selecionada previamente, e com uma data a ser agendada a juventude da FEB visita esta juventude participando das atividades do grupo. Depois os jovens desta casa são recebidos na FEB, para que eles conheçam as dependências da FEB e participem das atividades desenvolvidas pela juventude da FEB. O projeto visa a integração das juventudes espíritas e a oportunidade dos jovens espíritas de conhecerem a FEB.

Agenda de eventos realizados e previstos para 2014:

  1. Cine debate com pernoite na FEB (este ano teve um Luau) realizado no dia 24/05 com boa aceitação e participação dos jovens;
  2. Encontro Musical de Juventudes Espíritas (a ser realizado na FEB em agosto). O evento contará com a participação de juventudes espíritas do DF que já foram visitadas pela juventude da FEB. A participação do DIJ-FEDF como parceiro
  3. Gincana e churrasco de confraternização (a ser realizado no segundo semestre);
  4. Projeto Visita à Casa Espírita (a ser realizado no mês de setembro);
  5. Teatro debate (a ser realizado em novembro com a participação de Casas Espíritas do DF)

Obs.: Diretor responsável pelo DIJ da FEB: Cirne Ferreira de Araújo.

IMG_3662

jovens gulion ribeiro
oficina violão

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS




FEB EDITORA

BOLETIM EDITORIAL

BOLETIM INSTITUCIONAL

REVISTA REFORMADOR

Revista que aborda temas relacionados com Ciência, Filosofia e Religião à luz do Espiritismo e com o Movimento Espírita brasileiro e o internacional.

ASSINE