sábado, 23/06/2012

Apresentação

Há cerca de dez anos, quando iniciávamos nossa gestão na Presidência da FEB, fomos procurados por um grupo de jovens trabalhadores da Casa de lsmael em Brasília.

O porta-voz do grupo, Geraldo Campetti Sobrinho, já era o diretor incumbido de zelar pela Biblioteca e pela documentação que constituem valioso patrimônio da Casa.

A finalidade da audiência era a de exposição de um plano de trabalho de pesquisa e indexação sobre as obras publicadas pela Federação Espírita Brasileira.

Percebemos logo que o plano apresentado era de vastas proporções. Sua execução demandaria anos de labor, dedicação e paciência.

Estaria o grupo disposto a enfrentar as dificuldades, sem desânimo, para levar a termo obra de tal envergadura?

A alegria daqueles jovens e sua resposta firme, sem titubeios, levou-nos a dar-lhes crédito de confiança e o apoio da administração para a realização do plano apresentado.

O resultado foi positivo. A expectativa concretizou-se no tempo.

O Projeto Sério Bibliográfica, que se iniciou com. O Livro Esp frita na FEB, teve continuação com o glossário O Espiritismo de A a Z, de grande utilidade para todos os estudiosos da Doutrina Espírita, e agora completa-se com este Guia de Fontes Espíritas, todos publicados sucessivamente no decurso de uma década.

A utilidade dessas publicações, livros de referência, como são denomina dos, é atestada pelos próprios usuários, os milhares de pessoas que estudam o Espiritismo e necessitam das informações esparsas nas centenas de obras que constituem o acento febiano no campo da literatura.

Guia de Fontes Espíritas é constituído de índice de assuntos e de nomes de autores, tendo por base trezentos e cinqüenta e cinco títulos da FEB.

Os denominados descritores são termos utilizados pelos organizadores da obra para a indexação. São palavras-chave que visam evitar a sinonímia que dificulta a pesquisa. Sua relação está no final da obra.

A forma mais prática de consulta à obra está claramente exposta na Introdução, facilitando sobremaneira sua utilização.

São 2.500 descritores e 35.000 verbetes, colocados em ordem alfabética agilizando a consulta e o acesso ás informações.

Acreditamos que a Federação Espírita Brasileira, colocando esta obra auxiliar para o conhecimento e consulta de seu vasto acervo de livros, publicados no decorrer de mais de um século, está prestando mais um serviço a quantos — pesquisadores, escritores, oradores e estudiosos em geral do Espiritismo — necessitam de métodos modernos que facilitem seus labores.

O escopo de servir aos espíritas, no caso desta obra útil, só se tornou possível graças à compreensão e ao labor de um grupo de jovens idealistas, cujos nomes registramos no limiar deste livro, com o reconhecimento da Casa e daqueles que desfrutarão do seu esforço.

Rio de Janeiro,

JUVANIR BORGES DE SOUZA
Presidente da Federação Espírita BrasiLeira