sexta-feira, 22/06/2012

Apresentação da primeira edição em 1995

Ganha dimensões impressionantes a literatura espírita no mundo. No Brasil, aproxima-se de 2.000 o número de livros ditos espíritas, dos quais somente a Federação Espírita Brasileira detém em seu acervo cerca de 400 títulos.

Como seria possível alguém, por melhor dotado que seja, dominar ou reter essa gama imensurável de idéias, pensamentos, descrições, teorias e sensações expressos nessa vasta literatura, máxime considerando-se que, no decorrer de uma existência na Terra, há que se deduzir o período da infância e o tempo destinado a atender às inúmeras obrigações de ordem pessoal impostas pela vida?

Dir-se-ia tarefa impossível.

Diante da vastidão dos conhecimentos expressos nos livros e das limitações naturais de cada um de nós, impunha-se encontrar um método prático capaz de obviar os inconvenientes de não se dispor de nenhuma informação sintética a respeito de cada obra espírita.

Na vida moderna generalizou-se a especialização, com suas conveniências e inconveniências.

A complexidade dos conhecimentos, o progresso contínuo das ciências e da tecnologia, a necessidade de prontas soluções de problemas variados impuseram a especialização na Medicina, no Jornalismo, na administração pública e privada, nos estudos científicos e, praticamente, nas diversas atividades humanas.

Entretanto, o processo da divisão dos conhecimentos para sua melhor aplicação não exclui o conhecimento genérico dos assuntos, pelos especialistas.

Do mesmo modo, a leitura ou o estudo mais aprofundado de muitas obras essenciais para o conhecimento da Doutrina Espírita, o que é imprescindível, não impede que o estudioso perlustre centenas de outras, através de notícias sintéticas a respeito de cada uma, elegendo o próprio leitor, de acordo com seu interesse ou necessidade, aquelas que pretenda conhecer mais a fundo.

Daí a idéia, na FEB, de facilitar aos estudiosos espíritas o conhecimento de suas obras, pelo menos através de alguma notícia a respeito de cada título, que lhes facilite um contato sumário, do qual possa surgir um aprofundamento em cada caso específico.

O Projeto Série Bibliográfica surgiu, assim, do objetivo de indexar as informações contidas nos livros publicados pela Federação Espírita Brasileira, “facilitando o acesso a elas por parte daqueles que estudam o Espiritismo”.

O Livro Espírita na FEB – compreendendo o Catálogo Geral das obras febianas – foi a primeira etapa do Projeto, publicado em 1994.

Agora surge O Espiritismo de A a Z, dentro do cronograma do referido Projeto.

É um alentado trabalho constituído de conceitos e definições compilados das obras mediúnicas e de autores encarnados publicados pela FEB, nesse século de sua existência a serviço da divulgação da Doutrina Espírita.

Para sua elaboração foi necessária a leitura atenta de cada obra, com a identificação e levantamento dos conceitos e definições transcritos na indexação.

A ordem alfabética e a indicação da obra, seções e capítulos tornam fácil e produtiva a consulta, como convém a todos os leitores.

Às vésperas do início do terceiro milênio da Era Cristã, decorrido quase século e meio do Consolador no mundo, espalhando, por toda parte, conhecimento e consolação, parece ser hora de preparar o terreno para a semeadura que compete às novas gerações de obreiros que já estão a caminho.

As obras auxiliares para o conhecimento da vasta literatura espírita serão de proveito evidente para oradores, escritores, pesquisadores e todos os estudiosos do Espiritismo.

Resta-nos a grata satisfação de agradecer aos que tornaram possível esta realização. Não somente a Direção da FEB, por seu Presidente, mas todos os que se beneficiarão, no
futuro, desta obra que ora entregamos ao público, expressam aqui seu reconhecimento.

Seus autores, na maioria jovens, coordenados por Geraldo Campetti Sobrinho, colocaram-se a serviço da FEB movidos pelo ideal de servir, no anonimato. Servir, no caso, significa dedicação e amor a uma Causa de excepcional importância.

Rio, 20 de agosto de 1995.
JUVANIR BORGES DE SOUZA
Presidente da Federação Espírita Brasileira

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS




FEB EDITORA

BOLETIM EDITORIAL

BOLETIM INSTITUCIONAL

REVISTA REFORMADOR

Revista que aborda temas relacionados com Ciência, Filosofia e Religião à luz do Espiritismo e com o Movimento Espírita brasileiro e o internacional.

ASSINE