Home > Divulgação > Biografias

Biografias

 

O link Biografias da Federação Espírita Brasileira tem como objetivo a divulgação de algumas personalidades que contribuíram para a construção da história, fortalecimento e divulgação do Espiritismo. Nosso intuito é o de oferecer a você estudioso, frequentador e trabalhador do Movimento Espírita, autores cujas obras ajudaram na edificação e na estruturação da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, desde os primórdios do Espiritismo até a atualidade.

Aristides Spínola

Foi um advogado, político, abolicionista e espírita brasileiro. Sofreu em decorrência da intolerância religiosa que sofria por converter-se ao Espiritismo. […]

Biografia Completa

Allan Kardec

Hippolyte Léon Denizard Rivail, mundialmente conhecido pelo pseudônimo Allan Kardec, nasceu na cidade de Lião (França), às 19 horas do dia 3 outubro de 1804, ou seja, no dia 11 do vindemiário do ano XIII do calendário republicano, conforme assinala o registro civil. […]

Biografia Completa

 

 

Armando de Assis

Nascimento: Piracicaba, 27 de março de 1911 – desencarnação: Rio de Janeiro, 1 de dezembro de 1988, foi um advogado brasileiro e Ministro interino do Trabalho e Previdência Social.

Biografia Completa

Barnabé

Religioso Cipriota. Trabalhou na evangelização de Chipre e da Anatólia. Segundo atos dos apóstolos, 13:1 — 4. […].

Biografia Completa

Bezerra de Menezes

Foi um médico, militar, escritor, jornalista, político, filantropo e expoente da Doutrina Espírita. Conhecido também como O Médico dos Pobres. […].

Biografia Completa

Cartier de Saint René

Desencarnou, em França, a Baronesa Cartier de Saint Rene, collaboradora da Revue Seientiftque el Morale du Spiritisme […].

Biografia Completa

Daniel Dunglas Home

Descendente de família nobre, da Escócia, nascia, no dia 15 de março de 1833, em Currie, perto de Edimburgo, o maior médium de efeitos físicos do século passado – Daniel Dunglas Home. […].

Biografia Completa

Dias da Cruz

Nasceu no dia 27 de fevereiro de 1853, no Rio de Janeiro, e desenvolveu um lindo trabalho de amor ao próximo e a Doutrina Espírita. Seu amado pai veio a falecer de forma trágica. […].

Biografia Completa

Elizabeth

Esposa do sacerdote Zacarias, com ele vivia, provavelmente, na aldeia serrana conhecida nos dias recentes como São João da Montanha, situada em Ain-Karim, cerca de 7 km. a oeste de Jerusalém[…].

Biografia Completa

Ewerton Quadros

Nasceu na capital do Maranhão, em 17 de outubro de 1841, e faleceu no Rio de Janeiro aos 20 de novembro de 1919. Seu pai, Capitão honorário Francisco Raimundo Quadros, desencarnado no referido Estado do norte brasileiro, em 1874 […]

Biografia completa

Francisco Thiesen

Em 06 de agosto de 1990 desencarnou Francisco Thiesen que, durante 15 anos sucessivos, exerceu a Presidência da FEB e conseguintemente também a direção de “Reformador”.[…].

Biografia Completa

Francisco Valdomiro Lorenz

A seu gênio incomparável devemos – espiritualistas, espíritas e esperantistas […].

Biografia Completa

Geminiano Brazil

No trabalho que nos propomos apresentar aos leitores, sem ser um estudo biográfico – traremos à recordação a grande alma do Dr. Geminiano Brasil de Oliveira Góis.[…].

Biografia Completa

Guillon Ribeiro

Nasceu de pais pobres, no estado do Maranhão, a 17 de Janeiro de 1875. Foi um engenheiro civil, jornalista, poliglota, vernaculista e espírita brasileiro. […]

Biografia Completa

Hasdeu

Natural de Cardeal Mota-MG (16/06/1965). Nascido em família católica assim permaneceu por vinte e três anos. Indagou muito em torno dos assuntos da religião […].

Biografia Completa

H. Dennis Bradley

Fez um minucioso relato da mediunidade de voz direta de George Valiantine. É impossível exagerar os serviços que o trabalho dedicado e de auto-sacrifício de Mr. Bradley prestou à ciência psíquica.

Biografia Completa

Inácio Bittencourt

Nascido a 19 de abril de 1862, na Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores, Freguesia da Sé de Angra do Heroísmo (Portugal), e desencarnado no Rio de Janeiro a 18 de fevereiro de 1943.  […].

Biografia Completa

Indalício Mendes

Autor do “árduo” estudo comparativo das obras literárias de Humberto de Campos – Homem – e Humberto de Campos – Espírito, conforme consta em “Duas Palavras”, do livro “A Psicografia ante os Tribunais”. […]

Biografia Completa

Jean Jacques Rousseau

Seu nome é lembrado toda vez que ocorrem estudos biográficos do Codificador. Jean Henri Pestalozzi, o educador atento e homem íntegro, assimilou o pensamento de Rousseau, […].

Biografia Completa

Joanna de Ângelis

Um espírito que irradia ternura e sabedoria, despertando-nos para a vivência do amor na sua mais elevada expressão, mesmo que, para vivê-lo, seja-nos imposta grande soma de sacrifícios.[…].

Biografia Completa

Kahlil Gibran

Mais comumente conhecido sob o simples nome de Gibran. Nasceu em 6 de janeiro de 1883, nas montanhas do Líbano, a uma pequena distância dos cedros milenares. […].

Biografia Completa

Katie King

Entidade espiritual, que, em fins de 1871, começou a se manifestar com o concurso mediúnico da médium Miss Florence Elisa Cook […].

Biografia Completa

Lamartine Palhano Júnior

Nasceu na cidade de Coronel Fabriciano (MG), em 15 de dezembro de 1946. Criança ainda, seus genitores transferiram residência para Vitória. Casou-se com Dona Rosane Lima Palhano e tiveram dois filhos […].

Biografia Completa

Léon Denis

A todos os que amam e admiram Leon Denis, as linhas que se seguem darão testemunho de que o fim do velho mestre foi o verdadeiro coroamento do seu magnifico apostolado. […].

Biografia Completa

Madalena

Irmã desencarnada que, por mérito em serviço, recebeu o direito de partilhar de uma reunião, a fim de suplicar auxílio na solução dos problemas que lhe toca a alma de perto. […].

Biografia Completa

Miguel Vives y Vives

Seu nome teve projeção mundial e sua ação foi das mais notórias. Quando um homem consegue cumprir fecunda tarefa na defesa e difusão do ideal que sustenta […].

Biografia Completa

Newton Boechat

Desencarnou em 22 de agosto de 1990, na cidade do Rio de Janeiro, o conferencista e escritor espírita Newton Boechat. […].

Biografia Completa

Noel

Outra desencarnação de que temos noticia e a de nossa digna irmã em crença Sra. Noel esposa do general Noel, em cuja residência, na Villa Carmen, em Mustapha […].

Biografia Completa

Olímpia Belém

Nasceu na cidade de São Paulo de Muriaé, Estado de Minas Gerais, no dia 20 de julho de 1880, e desencarnou no Rio de Janeiro, a 26 de agosto de 1969[…].

Biografia Completa

Oliver Lodger

Foi um dos pioneiros da telegrafia sem fio e do rádio. Em suas palestras na Royal Institution (“O Trabalho de Hertz e alguns de seus sucessores”) cunhou o termo “coesor” e obteve a patente de “sintonização” do Escritório de Patentes dos Estados Unidos. […].

Biografia Completa

Paim Pamplona

Era assim: não media esforços para prestar serviços considerava sagrados todos os deveres, desde os mínimos até os máximos […].

Biografia Completa

Pinheiro Guedes

Bem cedo revelou um espírito inteligente, perquiridor e ativo. […].

Biografia Completa

Quarto biógrafo de Jesus

Da família Zebedeu, ou Zabdias, de um “pescador bem-sucedido e empresário de vários barcos”, foram escolhidos por Jesus dois apóstolos […].

Biografia Completa

Quintino

Diretor de um agrupamento mediúnico. Ainda não se acautelou quanto às responsabilidades que assume, sustentando o agrupamento.[…]

Biografia Completa

Rabindranath Tagore

Foi um polímata bengali. Como poeta, romancista, músico e dramaturgo, reformulou a literatura e a música bengali no final do século XIX e início do século XX. […].

Biografia Completa

Raoul Montandon

Com a idade de 73 anos, desencarnou em Onex, Suiça, as três horas da madrugada de 4 de Setembro de 1950, o Dr. Raoul Montandon, cognominado o Allan Kardec moderno […].

Biografia Completa

Salomão

Foi um rei de Israel, filho de David com Bate-Seba, que teria se tornado o terceiro rei de Israel, também é o escritor de Provérbios e Eclesiastes, livros sapienciais da Bíblia. […].

Biografia Completa

Simão Pedro

Era um nome comum nos tempos do Novo Testamento. Por esse motivo muitos homens na Bíblia são chamados de Simão. É amplamente aceito que esse nome é uma variante de Simeão, um nome que aparece no Antigo Testamento e que transmite um significado relacionado a “ouvir” no hebraico. […]

Biografia Completa

Teresa Neumann

Era filha de um alfaiate de Konnersreuth, uma mulher simples, de gênio alegre, de ardente fé religiosa. Durante a crise dos estigmas (que lhe apareceram, pela primeira vez, na Semana Santa de 1926) […].

Biografia Completa

Tiago

O nome Tiago significa o mesmo que Jacó que, segundo uns, quer dizer “Deus proteja”, segundo outros “suplantador”. No Novo Testamento figuram pelo menos 4 Tiagos. […].

Biografia Completa

Umberto Luporino

Em Salto, São Paulo, desencarnou este nosso estimado confrade que, ali, durante longos anos, serviu com grande dedicação, amor e inteligência á Doutrina Espírita, de cujos ensinos se fizera incansável propagandista. […].

Biografia Completa

Viana de Carvalho

Nascido na cidade de Icó, Estado do Ceará, aos 10 de dezembro de 1874, era filho do professor Tomás Antônio de Carvalho e de D. Josefa Viana de Carvalho. […].

Biografia Completa

Vicente Belliní

Instrutor do Ministério das Comunicações que fez comentários sobre a mediunidade […].

Biografia Completa

Wallace Leal Valentino Rodrigues

Nasceu em 11-12-1924, na cidade de Divisa, Estado do Espírito Santo. Aos 16 anos tomou-se espírita e teve destacada atuação no Movimento de Mocidades Espíritas do Estado de São Paulo[…].

Biografia Completa

William Jackson Crawford

Nasceu na Irlanda, em 1881, e faleceu também na Irlanda, em 30/7/1920. Foi professor de Engenharia Mecânica da Universidade Queen’s de Belfast, na Irlanda.[…].

Biografia Completa

Xenoforte

Nascido em Atenas no domínio de Erquia, na segunda metade do século -V, no seio de uma família acomodada no ano de 431 a.C. e falecido em 354 a.C. Historiador, militar e filósofo grego, conhecido pelos seus escritos sobre a cultura e história da Grécia.[…].

Biografia Completa

Yvonne do Amaral Pereira

Nasceu a 24 de dezembro de 1906, num sítio nos arredores da Vila de Santa Teresa, município de Valença, Estado do RJ, na Cidade de Rio das Flores. […]

Biografia Completa

Zêus Wantuil

Foi um espírita brasileiro, pesquisador da história espírita e autor de três obras sobre o tema, e ainda colaborador da revista Reformador […].

Biografia Completa

Zilda Gama

Aos 24 anos de idade, ao perder os pais, assumiu a direção da casa, cuidando de cinco irmãos menores e posteriormente de outros cinco sobrinhos órfãos […].

Biografia Completa

 

Clique aqui e veja mais

 


Opções de privacidade