Home > FEB > Vida após a Morte: Debates em torno do espiritualismo

Vida após a Morte: Debates em torno do espiritualismo

Incentivadora dos estudos e vivência dos preceitos espíritas, a Federação Espírita Brasileira busca divulgar em seus meios de comunicação títulos culturais diversos que suscitem conhecimento, críticas e reflexões sobre temas relacionados à Espiritualidade, como forma de ampliar os diálogos e os debates em torno de temas de interesse do Espiritismo.

Lançada em 6 de janeiro na plataforma da Netflix, a série documental Vida após a Morte compreende seis episódios com abordagens diversas sobre Experiência de Quase-Morte (EQM), memórias de vidas passadas e mediunidade. O material pretende uma análise sobre os temas, com possibilidade de alcance para diferentes públicos. Distanciado da maturidade doutrinária construída pelo Espiritismo em sua feição tríplice de Ciência, Filosofia e Religião é natural identificar equívocos de conceitos e erros de abordagem em relação aos preceitos espíritas conhecidos desde o século XIX em razão do extraordinário esforço de pesquisa de Allan Kardec.

A produção do documentário – destaque-se que não-espírita – se baseia em relatos de pessoas com lembranças de outras vidas, EQM, e entrevistas com pesquisadores e estudiosos sobre os diferentes temas.  Apesar do uso de uma excessiva liberdade de narrativa tomada pela produção como instrumento midiático, a série tenta apresentar o interesse contemporâneo sobre os temas.  O roteiro por vezes explora a prática e o estudo do fenômeno mediúnico de modo equivocado – como é o caso das escolas pagas para desenvolvimento do médium.

A proposta temática da série instiga discussões críticas e abre caminhos para novos debates principalmente para o público menos afeito ao conhecimento do Espiritismo, exigindo alertas e esclarecendo aspectos de conduta já endereçados pelo conhecimento espírita, já que os temas suscitam curiosidade pelo público e o interesse sobre assuntos já bem tratados pelo Espiritismo.

Para os desejosos de conhecer mais sobre essas temáticas vale buscar as atividades de estudo nos centros espíritas e conhecer as contribuições e esclarecimentos que o Espiritismo oferece  sobre a mediunidade, a reencarnação, as vidas passadas, a pluralidade dos mundos, a comunicabilidade dos espíritos e tantos outros temas.  Indicamos como referência as obras de Allan Kardec – bases do pensamento espírita, disponíveis no site da FEB gratuitamente para download, leitura e divulgação: https://www.febnet.org.br/portal/2020/03/02/obras-de-allan-kardec-2/


Opções de privacidade