fbpx

quinta-feira, 21/11/2019

ALLAN KARDEC E A CODIFICAÇÃO DO ESPIRITISMO

O homem

Hippolyte Léon Denizard Rivail nasceu em Lyon, na França, a 3 de outubro de 1804, e desencarnou em Paris, no dia 31 de março de 1869.

Teve uma vida profícua de 65 anos que pode ser dividida em dois momentos complementares: antes e depois do trabalho da codificação do Espiritismo.

Descendente de família de orientação católica, filho de Jean-Baptiste Antoine Rivail e Jeanne Louise Duhamel, mas educado com base em princípios protestantes, pode consolidar um caráter nobre, fundamentado na ética e moral, a conferir-lhe a identificação reconhecida de verdadeiro homem de bem.

Estudou com o renomado educador suíço Johann Heinrich Pestallozzi (1746-1827) em Yverdon, tornando-se seu discípulo e propagador do método educacional, que influenciou a reforma do ensino na França e na Alemanha.

Emérito educador e mestre, poliglota e tradutor, Hippolyte foi um homem cujo perfil caracterizou-se pela disciplina, esforço e perseverança.

Autor de diversas obras didáticas na área das letras e ciências, ocupou-se sempre na busca do aprendizado e do ensino, auxiliando com denodo a todos que palmilhassem seu caminho e a quem pudesse compartilhar sua experiência.

Enfrentou os desafios e dificuldades da jornada terrena sem desânimo nem sentimento de desistência, superando-os, um a um, com o indispensável auxílio de sua digníssima esposa Amélie Gabrielle Boudet, com quem se consorciou em 1832.

O missionário e a obra

Somente após os 50 anos de idade Allan Kardec travou contato direto com as questões transcendentais, notadamente pela comunicação dos chamados mortos com os vivos.

Entre 1857 e 1869, um curto período de 11 anos e três meses, o codificador fez vir a lume todas as obras de que foi instrumento como organizador.

As publicações assinadas por Allan Kardec demonstram um planejamento espiritual rigorosamente cumprido pela dedicação e perseverança dos Espíritos amigos, sob a coordenação do Espírito Verdade e, naturalmente, do próprio codificador.

As primeiras edições das principais obras kardequianas foram:

O livro dos espíritos (1857)

Instrução prática sobre as manifestações espíritas (1858)

Revista Espírita (1858-1869 – Periódico com 12 volumes)

O que é o espiritismo (1859)

O livro dos médiuns (1861)

Viagem espírita em 1862 (1862)

O espiritismo em sua expressão mais simples (1862)

O evangelho segundo o espiritismo (1864 – Imitação de…)

O céu e o inferno (1865)

A gênese (1868)

Obras póstumas (1890 – P.-G. Leymarie)

 

Os princípios fundamentais do Espiritismo

Da elucidativa introdução de O livro dos espíritos, é possível extrair os enunciados que constituem a base da Doutrina Espírita. São princípios das leis naturais ou divinas, como uma síntese do que é essencial à ascensão humana em busca dos destinos de perfectibilidade que lhe estão reservados pela misericórdia do Pai. Dentre eles, destacam-se:

Existência de Deus;

Existência, imortalidade e conservação da individualidade do espírito;

Comunicabilidade dos espíritos;

Reencarnação;

Lei de causa e efeito / livre-arbítrio;

Lei de evolução; e

Pluralidade dos mundos habitados.

*

Temos muito a agradecer a este servidor do Cristo que, cognominado por Camille Flammarion de “bom senso encarnado”, cumpriu integralmente sua missão de materializar no mundo terrestre a Doutrina responsável por promover a regeneração social da Humanidade a começar pela reforma íntima de cada um de nós.

 

Sugestão bibliográfica

WANTUIL, Zêus; THIESEN, Francisco. Allan Kardec: o educador e o codificador. Brasília: FEB, 2019.

SOBRE O AUTOR

Geraldo Campetti Sobrinho

Geraldo Campetti Sobrinho é vice-presidente da Federação Espírita Brasileira. Responsável pela área de Divulgação Doutrinária, que contempla as seguintes unidades organizacionais: Reformador; Memória e Documentação; Comunicação; FEB Editora; e Comercial. Palestrante, escritor e apresentador dos programas Livros que Iluminam e Entre dois mundos: uma visão espírita da realidade, da FEBtv.

COLUNA ESPÍRITA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS




FEB EDITORA


BOLETIM INSTITUCIONAL
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatrio

CONGRESSO ESPÍRITA MUNDIAL


REVISTA REFORMADOR

Revista que aborda temas relacionados com Ciência, Filosofia e Religião à luz do Espiritismo e com o Movimento Espírita brasileiro e o internacional.

ASSINE