fbpx

segunda-feira, 13/05/2019

Allan Kardec: O Educador e O Codificador em nova edição

Tudo o que falarmos ou escrevermos será ainda insuficiente para traduzir o monumental trabalho da Codificação Espírita empreendido por Allan Kardec (1804–1869).

Competente profissional da educação formal dos homens, o renomado professor Hippolyte Léon Denizard Rivail abdicou de sua reputação, construída com brilhantismo nessa área. E assumiu, no anonimato de desconhecido pseudônimo, a grandiosa responsabilidade pela materialização do Espiritismo na Terra. Realizou um hercúleo trabalho de solidariedade e tolerância, com o objetivo de promover a efetiva educação espiritual do ser humano na plenitude de sua imortalidade.

Em longo decurso que atravessou os séculos e as reencarnações, o insigne mestre foi forjado na luta do esforço próprio, na dor da renúncia e nos embates de preconceitos atrozes, para triunfar na culminância da estrada que reserva a vitória aos que perseveram até o fim.

Foram árduos e desafiadores anos que somam três lustros de absoluta dedicação ao bem, sem outro móvel senão o de intermediar a revelação da Verdade e da consolação, que haveria de esclarecer e acolher os carentes de luz espiritual nos dois planos da vida, o físico e o extrafísico.

Não obstante os inenarráveis enfrentamentos de toda ordem, material e espiritual, o ínclito missionário jamais declinou de suas responsabilidades, assumidas anteriormente na Espiritualidade Maior, as quais honrou com o auxílio indizível de sua esposa Amélie-Gabrielle Boudet, a doce Gabi, como carinhosamente era chamada.

Com acurado equilíbrio granjeado pelo bom senso, sempre ativo, Allan Kardec conseguiu concatenar passado, presente e futuro, desmistificando a ilusão do materialismo e suas nefastas consequências. Vislumbrou, em prospectiva leitura da realidade, a grandiosidade da vida pela manifestação do Espírito imortal.

Os princípios que constituem as Leis Naturais ou Divinas foram consolidados em corpo doutrinário, resgatando a pureza original da mensagem de Jesus e decodificando os seus ensinos para compreensão geral.

Zêus Wantuil e Francisco Thiesen

A iluminação individual e coletiva será obra do tempo que tudo clareia, porém, as bases fundamentais já foram enunciadas com as diretrizes estabelecidas, desde a primeira edição de O livro dos espíritos, em 1857, marco para a Humanidade.

Allan Kardec decodificou o verdadeiro Cristianismo, resgatando da letra que mata o Espírito que vivifica; do texto hermético, o contexto esclarecedor; e da palavra simbólica, o significado profundo. Facilitou a todos o acesso à Verdade, por intermédio da Terceira Revelação, que haverá de permanecer eternamente entre nós.

Em Allan Kardec: o educador e o codificador, Zêus Wantuil e Francisco Thiesen trouxeram a lume textos compilados da clássica obra Allan Kardec, escrita por ambos e publicada pela FEB em três volumes, nos idos de 1979–1980.

O livro constitui-se em repertório de preciosas informações sobre a vida de um homem, apresentada em duas fases distintas e complementares: a do educador Rivail e a do codificador Kardec.

A sua leitura, agora em volume único, é indispensável aos que desejam conhecer o missionário que possibilitou a consecução da promessa do Cristo entre os homens aqui na Terra — o advento do Espírito da Verdade, o Consolador prometido por Jesus, o Espiritismo.

Brasília (DF), março de 2019.

Geraldo Campetti Sobrinho

Vice-Presidente da Federação Espírita Brasileira

SOBRE O AUTOR

Geraldo Campetti Sobrinho

Geraldo Campetti Sobrinho é vice-presidente da Federação Espírita Brasileira. Responsável pela área de Divulgação Doutrinária, que contempla as seguintes unidades organizacionais: Reformador; Memória e Documentação; Comunicação; FEB Editora; e Comercial. Palestrante, escritor e apresentador dos programas Livros que Iluminam e Entre dois mundos: uma visão espírita da realidade, da FEBtv.

COLUNA ESPÍRITA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS




FEB EDITORA


BOLETIM INSTITUCIONAL
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatrio

CONGRESSO ESPÍRITA MUNDIAL


REVISTA REFORMADOR

Revista que aborda temas relacionados com Ciência, Filosofia e Religião à luz do Espiritismo e com o Movimento Espírita brasileiro e o internacional.

ASSINE