fbpx

terça-feira, 12/03/2019

Encontro com Jesus, vivendo Cecília Rocha, o VIII Encontro Fraternal da Jena, por Marialva Gomes

            Encontro com Jesus, vivendo Cecília Rocha, o VIII Encontro Fraternal da Jena1

Por Marialva Gomes

A Evangelização Espírita contribuirá, fora de dúvida, para a formação de um mundo no qual a fraternidade deixará de ser um ideal a atingir para se tornar uma realidade constante na relação entre indivíduos e povos.

Haverá um programa melhor do que esse?2

Cecília Rocha

 

            Quem participou do Encontro com Jesus, vivendo Cecília Rocha, realizado pela Juventude Espírita Nina Arueira (Jena), do Centro Espírita Caminho da Redenção (CECR)/Mansão do Caminho, em Salvador,por certo responderá que não. Entre os dias 2 e 5 de março – período do carnaval – cerca de 150 jovens participaram de uma programação elaborada para a reflexão da autoevangelização, da evangelização na família e da evangelização planetária à luz do Espiritismo e inspirada na rica experiência de Cecília Rocha, espírito de escol, preparado no Mundo Espiritual para desenvolver essa tarefa no alvorecer da Nova Era.Em paralelo, foi realizado o Encontro de Reflexões destinado a crianças e adultos acima de 25 anos, com a mesma temática.

            Enriqueceram o evento, que representou um chamado à responsabilidade para os evangelizadores, as apresentações artísticas realizadas pelo grupo Coro de Cor, o Bandeid (grupo musical da Jena) e pelos jovens. E também uma das muitas filhas do coração de Cecília Rocha, sua aprendiz, amiga e companheira em muitas jornadas pedagógicas de preparação do evangelizador espírita no Brasil e em nações vizinhas,a evangelizadora e pedagoga Sandra Borba,  que realizou atividades durante dois dias.Uma delas em companhia de Geraldo Campetti Sobrinho, que, dentre outras responsabilidades, assume a vice-presidência da Federação Espírita Brasileira (FEB).Ele também teve o privilégio de conviver e trabalhar com Cecília na FEB, tornando-se um dos seus fiéis filhos afetivos.

            Eles proporcionaram ao evento um dos mais emocionantes momentos, considerado pelos participantes como histórico: O painel Cecília Rocha, uma carta viva do Evangelho coordenado pelos dois, fez da noite de segunda-feira uma memória viva da convivência das “filhas” convidadas, asevangelizadoras baianas Solange Moacyr, Nélia Sales, Isaura Maciel, Rute Brasil Mesquita e Nilsete das Virgens, que ao lado de Sandra Borba deram emocionados e emocionantes depoimentos acerca das experiências ao lado de Cecília durante os cursos coordenados por esta e as muitas viagens realizadas na sua companhia.

            Sandra Borba ainda fez uma parceria com a diretora do Departamento Doutrinário do CECR, Solange Seixas, também pedagoga, e com um dos coordenadores da Jena, Edilton Silva, na palestra de abertura, no sábado à noite, que foi permeada de intervenções artísticas e versou sobre a evangelização como um desafio de urgência, além de apresentar um minisseminário sobre a evangelização na manhã de domingo, quando rememorou o início da evangelização infantil em 1914.

            Na segunda-feira pela manhã, Geraldo Campetti discorreu sobre a Campanha Permanente de Evangelização, implantada pela FEB, sob a coordenação de Cecília, há mais de 40 anos. Além de mostrar a linha do tempo desse trabalho hercúleo, conclamou a todos para o envolvimento nessa ação evangelizadora que envolve a criança, o jovem, a família e a casa espírita. Geraldo Campetti lembrou que o ser evangelizado promove a paz, dedica-se ao bem, compromete-se com o amor e colabora com Jesus na edificação de um mundo novo. Terça à tarde esteve com os jovens com o tema “Minha missão no mundo: desafios e perspectivas”. À noite, ao encerrar o encontro, o irmão expôs o tema Um sonho possível: uma sociedade regida pelo Evangelho.

            O jovem expositor baiano Lucas Ramos, ex-evangelizando e ex-evangelizador da Jena, exemplo real da importância do trabalho de evangelização espírita na educação de crianças e jovensformando continuadores do trabalho na Casa e no Movimento Espírita ecidadãos de bem, responsabilizou-se pelo tema Um desafio para o jovem atual: de João Evangelista a Francisco de Assis, contextualizando no agora os desafios e as escolhas crísticas destas duas personagens do Cristianismo, animadas por um mesmo Espírito e provocando no jovem e nos adultos o mergulho em sua própria jornada evolutiva.

            A homenageada acreditava “que nenhum evangelizador até hoje se tenha equivocado quanto à predominância  do sentimento de amor sobre o emprego das técnicas educacionais”, entretanto, não as desprezava e enfatizava que era de sua importância o planejamento pedagógico, o emprego dos recursos próprios e compatíveis, como auxílio, para que a impostergável tarefa de evangelizar não fosse realizada de improviso. Assim, nos quatro dias do Encontro com Jesus, vivendo Cecília Rocha foram executadas em sala individuais atividades planejadas pela equipe de evangelizadores da Jena e pelos próprios jovens, que em equipes assumiram oficinas sobre as bem-aventuranças, aplicadas para os demais jovens e para os evangelizadores, na noite do domingo.

            Haveráum programa melhor do que esse?

            Quem o possuir que o apresente, porque é sabido que do bom relacionamento dos indivíduos, da perfeita harmonia das relações sociais, que o Evangelho e o Espiritismo preconizam, surgirão as grandes conquistas do espírito humano nos mais vastos campos da vida, sem lágrimas, sem opressões, sem discriminações, sem privilégios, como ainda sói acontecer no mundo de hoje.3

***

            Cecília Rocha–Nasceu em Jaguarão (RS), em 21 de maio de 1919 e desencarnouem 5 de novembro de 2012, no Distrito Federal, aos 93 anos. Ainda criança, sua família mudou-se para Porto Alegre onde a menina prodígio concluiu o ensino fundamental, fez o curso de magistério e o de pedagogia, com especialização em administração escolar. Exerceu o magistério por mais de 30 anos em escolas de ensino fundamental, públicas e particulares, no interior e na capital do seu Estado, dirigindo várias delas. Em 1957, já atuava como evangelizadora,e, em 1960, transfere-se para a Mansão do Caminho, obra social-espírita, sediada em Salvador (BA), por dez meses, para orientar pedagogicamentea escola Jesus Cristo a convite de Divaldo Franco. Aproveitou a oportunidade para atuar no Movimento Espírita local. Mudou-se para Brasília (DF), em 1980, a convite do então presidente da FEB, Francisco Thiesen. Foi diretora e vice-presidente da Casa e liderou a Área de Estudo por 31 anos, implantando a Campanha Permanente de Evangelização junto com Maria Cecília Paiva,  e o Estudo Sistemtizado da Doutrina Espírita, para adultos. Escreveu obras infantis e de formação de evangelizadores, editadas pela FEB. Em 2009,a Editora da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, publicou a obra A missão e os missionários, de Gladis Pedersen de Oliveira, um relato da sua ação evangelizadora junto a uma equipe espalhada em todo o Brasil, que resgata a atuação incomparável de evangelização do indivíduo de todas as idades. Afirma Divaldo Franco na obra supra citada:4 “Os Espíritos Meimei, Emmanuel, Amélia Rodrigues, Joanna de Ângelis, que no Mundo Espiritual se responsabilizam pela tarefa de educação das gerações novas à luz do Espiritismo, convidaram Cecília Rocha, antes da reencarnação para esse mister.”

Referências:

1Juventude Espírita Nina Arueira, do Centro Espírita Caminho da Redenção.

2ROCHA, Cecília. Pelos caminhos da evangelização. 2.ed. 3.reimp., p. 26.Rio de Janeiro: FEB, 2011.

­3Idem.

4­ OLIVEIRA, Gladis Pedersen de.A missão e os missionários. Porto Alegre (RS): Francisco Spinelli, 2009. p. 20.

WhatsApp Image 2019-03-11 at 17.52.24

WhatsApp Image 2019-03-11 at 17.52.25

WhatsApp Image 2019-03-11 at 17.52.27

WhatsApp Image 2019-03-11 at 17.52.29

WhatsApp Image 2019-03-11 at 17.52.30

WhatsApp Image 2019-03-11 at 17.52.27 (1)

WhatsApp Image 2019-03-11 at 17.52.29 (1)

WhatsApp Image 2019-03-11 at 17.52.26

WhatsApp Image 2019-03-11 at 17.52.31

ÚLTIMAS NOTÍCIAS




FEB EDITORA


BOLETIM INSTITUCIONAL
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatrio

CONGRESSO ESPÍRITA MUNDIAL


REVISTA REFORMADOR

Revista que aborda temas relacionados com Ciência, Filosofia e Religião à luz do Espiritismo e com o Movimento Espírita brasileiro e o internacional.

ASSINE