fbpx

quarta-feira, 06/02/2013

Congresso Espírita de Goiás traz novidades este ano

O Congresso Espírita do Estado de Goiás, em sua 29ª edição, acontece de 09 a 12 de fevereiro (período do Carnaval), no Centro de Cultura e Convenções e no Lar Francisca de Lima. O evento, que é uma promoção da Federação Espírita do Estado de Goiás (FEEGO), promove este ano o debate sobre as atitudes de um verdadeiro cristão, baseando-se na vida e obra do grande apóstolo Paulo de Tarso. Durante quatro dias, o público estudará o tema Atitude Cristã: Senhor, que queres que eu faça? em várias abordagens, no intuito de levá-lo a refletir sobre sua vida.

A grande novidade deste ano é a feira aberta e livre ao público que disponibilizará livros espíritas, espiritualistas e de autoajuda, com grande variedade de títulos e descontos de até 90%. Ela acontecerá no pavilhão verde do Centro de Cultura e Convenções, onde também haverá apresentações artísticas, praça de alimentação, stands de diversas instituições espíritas e muito mais, com entrada franca. Para ter acesso às palestras e programação do evento, com exceção do espaço da feira, somente com as credenciais obtidas por meio das inscrições.

No intuito de abrilhantar o evento e dirigir as discussões, a organização convidou estudiosos do Espiritismo, considerados referências no país, como Divaldo Pereira Franco, Haroldo Dutra Dias, Alberto Almeida, Ana Tereza Camasmie, Carlos Augusto Abranches, Décio Iandoli, Rossandro Klinjey e Sérgio Lopes.

Como ocorre todos os anos, o Congresso Espírita do Estado de Goiás deve reunir cerca de cinco mil pessoas, entre adeptos e simpatizantes do Espiritismo. A programação contempla todos os públicos: adulto, jovem e infantil. São palestras, oficinas, seminários, estudos, confraternização, entre outras atividades.

Todo o evento é gravado em DVDs, colocados ao dispor do público em geral e retransmitidos em instituições espíritas de todo o estado e do país, e em instituições culturais e de filantropia dos demais segmentos religiosos. A estimativa do público alcançado é de 300 mil pessoas, considerando as presenciais no evento, os não inscritos que farão parte da feira e os que acompanham a transmissão pela Web TV e por Rádio.

Programação

A abertura do evento acontece no sábado, dia 09 de fevereiro, a partir das 19h30, onde todos os públicos se reunirão em um só lugar, no Auditório Rio Vermelho do Centro de Cultura e Convenções, para assistirem a palestra Atitude Cristã: Senhor, que queres que eu faça? com o jornalista mineiro Carlos Augusto Abranches. Lembrando que às 18h, a feira já estará aberta para visitação.

A partir de domingo, as atividades se dividem de acordo com o perfil do público. Para os adultos, o segundo dia, 10 de fevereiro, começa às 8h com palestra sobre Perdão, autoperdão e convivência: desafios do cristão, proferida pela psicóloga carioca Ana Tereza Camasmie, e em seguida, às 10h30, com palestra do membro da Associação Médico-Espírita de Campina Grande, Rossandro Klinjey, por meio do tema Perdas e frustrações: como conviver com elas? A partir das 14h é a vez do jurista mineiro Haroldo Dutra, que fará um seminário lítero-musical aos adultos e jovens com o tema Paulo: de Tarso a Roma, a trajetória do cristão.

Na segunda-feira, dia 11 de fevereiro, o evento será divido em três momentos. Às 8h, palestra com o psiquiatra e psicólogo sul-rio-grandense Sérgio Lopes, com o tema Uma nuvem de testemunhas nos cerca. Como agir? Já às 10h30, o professor e médico do Mato Grosso do Sul, Décio Iandoli nos fala sobre Arrependimento, expiação e reparação: o crescimento espiritual. Para finalizar o dia, o médico e psicoterapeuta paraense, Alberto Almeida, profere seminário sobre Sexo, drogas, desavenças: desafios da família na educação.

No último dia do evento, terça-feira, 12 de fevereiro, o palco do Auditório Rio Vermelho recebe o baiano Divaldo Pereira Franco, um dos nomes mais respeitados da doutrina espírita. Das 8h às 12h está previsto um seminário dele com o tema A psicologia da gratidão, e das 14h às 18h, um painel sobre o tema geral com todos os palestrantes e coordenado por Haroldo Dutra. Os palestrantes poderão ser vistos também por telões espalhados pelos espaços de convivência do local. Mas esta é somente a programação adulta.

A programação da juventude conta com muitas novidades. Nessa edição, jovens e adultos se reunirão em apenas um espaço, no Centro de Cultura e Convenções, em programações separadas. O público-alvo, com idade acima de 12 anos, curtem o Carnaval com práticas assistenciais, estudos doutrinários, apresentações artísticas, oficinas de capacitação e artísticas e vivências doutrinárias. Os participantes começarão o evento praticando caridade e vivenciarão os ensinamentos de Paulo de Tarso de forma única, além de acompanharem shows de suas bandas preferidas.

Já a programação da Infância, que recebe crianças de 0 a 11 anos de idade, promove atividades como teatro de bonecos, apresentações artísticas, aulas de evangelização, oficinas de arte, contação de histórias e capacitação de evangelizadores.

A organização do 29º Congresso Espírita do Estado de Goiás também oferece alojamento para quem vem de fora da capital. São 150 vagas no Colégio Estadual Professor José Carlos de Almeida.

Além disso, para aqueles que não podem estar presencialmente no evento, podem assistir a programação adulta pelo site da FEEGO (feego.org.br), pela TVCEI (tvcei.com), pela TVICEB (tviceb.com), pela Rádio Fraternidade (radiofraternidade.com.br), e pela Rádio Boa Nova (radioboanova.com.br)

De acordo com a coordenadora do evento e atual presidente da FEEGO, Ivana Raisky, o objetivo do Congresso Espírita do Estado de Goiás é o congraçamento dos espíritas por meio do estudo e da confraternização, além do esclarecimento em relação à atitude do verdadeiro cristão. Ela se mostra muito entusiasmada com as novidades do evento e acredita alcançar muitas pessoas.

Serviço:

 

Evento: 29º Congresso Espírita do Estado de Goiás.

Data: 09 a 12/02/2013 (sábado a terça-feira).

Horário: varia de acordo com cada programação.

Informações: www.feego.org.br

Programação Adulta e da Juventude

Local: Centro de Convenções de Goiânia – GO (Rua 4, nº 1.040, Centro).

Programação da Infância

Local: Lar Francisca de Lima, Goiânia- GO (Rua 84-C, nº 104, Setor Sul).

Contato:

Angélica de Pádua

Assessora de Comunicação FEEGO

Telefones: (62) 9967-1279 / 8294-5075

E-mail: angelicadepadua@gmail.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS




FEB EDITORA


BOLETIM INSTITUCIONAL
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatrio

CONGRESSO ESPÍRITA MUNDIAL


REVISTA REFORMADOR

Revista que aborda temas relacionados com Ciência, Filosofia e Religião à luz do Espiritismo e com o Movimento Espírita brasileiro e o internacional.

ASSINE