fbpx

segunda-feira, 15/07/2013

Encontro regional Conean/Conrespu em Guararapes, SP

Durante todo o dia deste domingo, 14-07-2013, o movimento espirita do âmbito das USE’s Regionais de Araçatuba e Ilha Solteira estiveram participando de um maravilhoso evento na cidade de Guararapes, SP. A USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, sediada na capital do estado,  tem projeções Regionais e Municipais.

A Use Regional de Araçatuba, que comporta 5 Uses Municipais (Araçatuba, Auriflama, Birigui, Guararapes e Penápolis), presidida por Sirlei Nogueira,  realiza a Conean. A Use de Ilha Solteira, que também tem as suas Uses Municipais, presidida por Aparecido Augusto de Carvalho,  e agrega também casas espíritas de Três Lagoas, vinculadas à URE, e que faz parte da Federação Espírita do Mato Grosso do Sul, realiza a Conrespu. Neste ano o evento uniu as duas confraternizações regionais realizando um encontro unificado, sendo organizado com muito esmero pela laboriosa equipe da  Use Intermunicipal de Guararapes.

Foi um conclave espírita de altíssimo nível, transmitido ao vivo pela Rede Amigo Espírita, que em breve estará disponibilizando os vídeos.  Compareceram à Conean/Conrespu as seguintes delegações e respectivos números de representantes: Andradina, 9; Araçatuba, 18; Bauru, 1; Bilac, 8; Birigui, 6; Buritama, 1; Guaraçaí, 19; Guararapes, 67; Ilha Solteira, 28; Mirandópolis, 15; Santo Antonio do Aracanguá, 1; São Paulo, 1; Três Lagoas, 13; Valparaiso, 20; Pereira Barreto, 4 e Rubiácea, 1, totalizando 212 inscritos. A recepção se iniciou às 7h 30min, nas dependências da E.E. João Arruda Brasil. Às 8hs se iniciou a programação anunciada pelo coordenador Aparecido Augusto de Carvalho, presidente da USE Regional de Ilha Solteira, que retratou o histórico dos eventos Conean e Conrespu, saudou os presentes e deu inicio aos trabalhos. Inicialmente, na harmonização, participou o casal João Paulo Machado, no violino, e Larissa Paggioli de Carvalho, no piano eletrõnico.

Ambos, profissionais que cursam doutorado nos Estados Unidos,  apresentaram uma bela seleção de músicas da coleção “Secret Garden” que  encantou a todos os presentes. Em seguida José Luiz  Dias, que é membro da equipe da Secretaria Geral do Conselho Federativo Nacional da FEB-Federação Espírita Brasileira,  deu explicações sobre o Seminário Integrado Ações de Acolhimento, Consolo, Esclarecimento e Orientação no Centro Espírita” e passou a palavra para os dois primeiros expositores: Neli Del Nery Prado, Presidente da USE Regional de Bauru, SP, e  Luciano Montalli, do quadro da diretoria da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul, sediada em  Campo Grande.

Neli e Luciano trabalharam durante toda manhã e na primeira parte após o almoço coletivo. O encerramento do ótimo seminário se deu com a apresentação de José Luiz Dias. Depois do intervalo do lanche da tarde se apresentou o afinadíssimo Coral Harmonia, de Birigui, SP, regido por Eliana Okada,  e o orador Paulo Sérgio Perri de Carvalho, presidente da Instituição Nosso Lar, de Araçatuba, SP, que brindou o público presente com a estupenda palestra “A Psicologia da Fé e do Amor”. Durante o evento foi lida uma mensagem do companheiro Girofel Orestes de Sampaio Toledo, residente em Campo Grande, MS, um dos lideres do movimento de mocidade na região à sua época,  especialmente sobre a COMENOESP- Confraternização de Mocidades Espíritas da Noroeste do Estado de São Paulo, por ele idealizada a partir de uma reunião preliminar realizada na cidade de Guararapes no dia 14 de julho de  1954 e que culminaria  com a realização da  1ª. Comenoesp no mês de janeiro de 1956, na cidade de Penápolis, SP. Esteve presente prestigiando e participando da  confraternização Conean/Conrespu, a presidente da USE- União das Sociedades Espíritas do Estado, Júlia Nezu Oliveira, que além de saudar as delegações fez um relato das ações que vem sendo desenvolvidas pela USE Estadual, colocando o órgão à disposição das projeções municipais e regionais para tudo aquilo que estiver ao seu alcance.

Podemos dizer que foi uma encontro teórico-prático já que os expositores interagiram de forma interessante e produtiva  com o público ensejando a que se aplique de imediato as orientações expendidas tanto no âmbito pessoal como no convívio da Casa Espírita. Oportunamente serão anunciadas as cidades-sedes das próximas Conean e Conrespu.

Informações:  Ismael Gobbo –http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/     

Encontro em Guararapes - José Luiz Dias (FEB)
Encontro em Guararapes – José Luiz Dias (FEB)

Encontro em Guararapes - Nely (Bauru, SP) e Luciano (Campo Grande, MS)Encontro em Guararapes – Nely (Bauru, SP) e Luciano (Campo Grande, MS)

Encontro em Guararapes - Paulo Perri (Araçatuba, SP)Encontro em Guararapes – Paulo Perri (Araçatuba, SP)

Encontro em Guararapes - Presidente da USE-SPEncontro em Guararapes – Presidente da USE-SP

Encontro em Guararapes - PúblicoEncontro em Guararapes – Público

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS




FEB EDITORA


BOLETIM INSTITUCIONAL
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatrio

CONGRESSO ESPÍRITA MUNDIAL


REVISTA REFORMADOR

Revista que aborda temas relacionados com Ciência, Filosofia e Religião à luz do Espiritismo e com o Movimento Espírita brasileiro e o internacional.

ASSINE