quinta-feira, 08/11/2018

Exposição sobre Cairbar Schutel e Eurípedes Barsanulfo na FEB

A sede da Federação Espírita Brasileira, localizada em Brasília, recebe a exposição em comemoração aos 150 anos de Cairbar Schutel e em memória aos 100 anos de desencarnação de Eurípedes Barsanulfo.

Inaugurada dia 8 de novembro, na reunião do Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira (CFN-FEB), a mostra localizada no hall de entrada do Cenáculo, no prédio frontal, homenageia estas figuras importantes para o movimento espírita, com painéis que destacam os feitos destes dois pioneiros.

Cairbar Schutel

Cairbar de Souza Schutel foi conhecido pelo trabalho de divulgação da Doutrina Espírita. Político e farmacêutico de profissão desenvolveu vários trabalhos filantrópicos, tendo tido papel importante para o desenvolvimento da cidade de Matão, no estado de São Paulo. Na cidade ficou conhecido como o “Pai dos Pobres”, por distribuir remédios gratuitamente para as pessoas carentes e abrigar doentes dentro de casa.

Eurípedes Barsanulfo

Nasceu no dia 1º de maio de 1880, na cidade de Sacramento (MG), sendo o terceiro dos quinze filhos do casal Hermógenes Ernesto de Araújo (Sr. Mogico) e D. Jerônima Pereira de Almeida (D. Meca). Foi educador, político e jornalista, além de destacar-se como médium. Eurípedes fundou a primeira escola espírita do Brasil, o Colégio Allan Kardec, em Sacramento, e que ofereceu educação gratuita para crianças e órfãos sem condições de arcar com as despesas educacionais. Barsanulfo desencarnou no dia 1º de novembro de 1918, aos 38 anos.

euripedes-cairbar3

cairbar2

euripedes1

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS




FEB EDITORA

BOLETIM EDITORIAL

BOLETIM INSTITUCIONAL

REVISTA REFORMADOR

Revista que aborda temas relacionados com Ciência, Filosofia e Religião à luz do Espiritismo e com o Movimento Espírita brasileiro e o internacional.

ASSINE