CRÔNICA PACTO ÁUREO

As falanges de Ismael estão vigilantes,

Em 70 anos o áureo pacto continua a consagrar o que estava previsto: os bons espíritas, afastados da vaidade e do personalismo, darão ensejo a vocação espiritual do nosso Brasil, "Coração do Mundo e Pátria do Evangelho".

Soam os clarins em festejos, neste 05 de Outubro.

Em 1949, foi lançado o exemplo que vivificado em amálgama de amor e caridade, resultou no áureo acordo: a união dos verdadeiros trabalhadores da última hora por "um laço fraterno, que prenderá o mundo inteiro." Estes deixarão de lado as miseráveis questões de palavra, para só se ocuparem com o que é essencial. E a Doutrina será sempre a mesma, quanto ao fundo, para todos os que receberem comunicações de Espíritos Superiores” […] (Livro dos Espiritos - Prolegômenos)

Hoje atestamos com alegria, que as bases filosóficas fraternas que nortearam as primeiras ações espiritistas no Brasil,se perpetuaram em estrutura madura, ratificando os impulsos de União com Unificação.

Muitos foramos pioneiros, que impulsionaram e sedimentaram no solo da Terra do Cruzeiro, a vocação primeira da doutrina libertadora: a necessidade da obra evangélica, fazendo ressurgir e inscrevendo no céu onde desponta a constelação em cruz, a doutrina de amor do Mestre Nazareno . Jesus, governador do nosso planeta, viu germinada a semente, que em estufa de amor e lealdade, se vitalizou pormãos de nobres jardineiros.

Bezerra de Menezes, Leopoldo Cirne, Bittencourt Sampaio e tantos outros, nos fazem recordar uma jornada de lutas, de percalços superados, que sob a inflexão da boa assistência e patrocínio espiritual, consolidaram um novo panorama que nos aponta o norte: Deus, Cristo e Caridade.

Que os valorosos esforços deIsmael e de suasfalanges possam continuar a nosinspirar, uma frente única de trabalho, apressando assim a marcha redentora da humanidade!

Temos em nossa jornada através dos tempos, o dever de considerar o valor espiritual da nossa pátria. Com nossas ações individuais porém não individualistas. Com nossos movimentos plurais e não singulares. Com atitudes de foro impessoal e comum, faremos eclodir a vocação deste grandioso destino.

Que todas as células no organismo social da Pátria do Cruzeiro possam ser vivificadas em amor, consolidando no Brasil, o seu legado de ser para o mundo "O Coração e a Pátria doEvangelho"!

Voltar