Mensagem espiritual de Altivo Ferreira

A moral do Cristo nos deixa bastante à vontade para tolerar, com toda a boa vontade necessária, àqueles que menorizam o acontecimento do Pacto Áureo.

Porém, a presença dos dirigentes maiores da implantação do Espiritismo no Brasil já corrobora padrão favorável da grandeza desse momento de fraternidade, que nos vale pela doação e dedicação de alguns irmãos, em prol do benefício de se fortalecer as bases do Movimento Espírita a época, e até hoje.

Saibam, por experiência material e hoje espiritual, que a constituição de um conselho para dirimir as questões que se conflitam, pela interpretação e pela visão de irmãos com corações e mentes diversas, permite uma harmonização, quase que perfeita, na construção da prática dos conceitos doutrinários.

O Pacto Áureo deve ser comemorado como uma festa de realização, onde aqueles que se venceram permitiram a elaboração de um sistema de concepção organizacional convergente à democracia e à comunhão de ideias, em atitudes de fraternidade plena.

Se ainda hoje acontecem problemas, dissensões e ocasiões de crise, são de verdade originados em insistentes mentes em desalinho com a proposta mais séria e de acordo com a vontade do Senhor. E vos rogamos vênia para que, mesmo assim, mantenhamos a opção de ouvir a todos, de conciliar ideias e de colocar a frente de tudo, como prioridade, manter longe a guerra, a separação, e conquistarmos em união a unificação maior.

Hoje, irmãos, em completa convivência com os mais nobres trabalhadores do Espiritismo no Brasil, estou certo de que precisamos pensar em lembrar momentos como este, em que a fraternidade nos colocou em melhor lugar.

A todos a paz em Jesus.
Altivo Ferreira. (Recebida na sede histórica da FEB)

Mensagem espiritual de Carlos Jordão da Silva

Trago-vos testemunho sobre a realização do Pacto Áureo.

Foi naqueles tempos, após a preparação espiritual do congresso de São Paulo e da conferência que antecedeu, que estiveram aqui reunidos muitos que se conduziam por uma proposta maior.

Vínhamos de vários estados, porém com semelhantes ideias. Com toda a certeza estávamos realizando a vontade que partiu do Mundo Maior. As conversas e os casos eram de narrativas muito semelhantes. Não conseguimos fechar exatamente a questão e mais eram as aproximações do que as diferenças.

Quando fomos juntar as ideias e trazer a Federação Espírita Brasileira, através de seus dirigentes, encontramos, na figura de Wantuil, uma proposta de inteligência, que completava o que queríamos. Após as naturais colocações gerais, fez-se o Pacto Áureo.

Confirmo que as assinaturas nos deram satisfação interna inigualável. Íamos conversando e os corações estavam satisfeitos com tudo que ali estava. Pensei que ali se cumpria o que Deus queria. Enfim conseguimos unir as federativas em um grande compromisso do bem geral.

Voltei a São Paulo com a certeza do dever cumprido e isso me motivou ao trabalho de propagação, de divulgação deste feito, por todo o nosso Brasil. Não foi simples, mas foi o bem vencendo as incompreensões. Saudações.

Carlos Jordão da Silva. (Recebida na sede histórica da FEB)

Mensagem espiritual de Antônio Paiva Melo

Para aqueles que ainda não conseguem compreender a ação dos Espíritos em vossas vidas e corações, vos apresento a certeza de que estamos em organização precisa, junto a todos os eventos de comemoração dos 70 anos do Pacto Áureo, em nosso Estado.

Sabemos das dificuldades, mas não esmoreçam. Jesus é convosco e juntos formamos uma eterna “Caravana da Fraternidade” com a ideia de levar o Espiritismo a todos os cantos.

Com alegria e fé.

Antônio Paiva Melo. (Recebida na sede histórica da FEB)

Voltar