Home > Movimento Espírita > À Suely Caldas Schubert nossa eterna gratidão

À Suely Caldas Schubert nossa eterna gratidão

“Não estamos na obra do mundo para aniquilar o que é imperfeito, mas para completar o que se encontra inacabado”. Com esta frase de Emmanuel, Suely Caldas Schubert iniciava artigo publicado na revista Reformador (FEB), em abril de 1982. Suely que vivia o lema “Ama, trabalha, espera e perdoa” em suas tarefas diárias, deixou para o Movimento Espírita contribuições em busca desta completude por ela mesma lembrada para a elevação da humanidade.

Expositora, estudiosa e pesquisadora da Doutrina Espírita, Suely Caldas Schubert nasceu em 9 de dezembro de 1938, em Carangola (MG). Dedicou-se desde a juventude às atividades espíritas, especialmente no âmbito da mediunidade e na divulgação do Espiritismo.

Seus pais e avós maternos e paternos eram espíritas. A mediunidade surgiu muito cedo em sua vida, a ela se dedicando há mais de sessenta anos. Dizia que a mediunidade só lhe trouxe alegrias. “Eu nunca tive nenhuma dor, nenhum sofrimento que eu atribuí à mediunidade. Eu não sei viver a minha vida sem o trabalho mediúnico. Mas acima de tudo está a doutrina”. Evidenciava que “o Espiritismo, o Evangelho do Cristo à luz da Doutrina Espírita está em primeiro lugar na minha vida”.

Nos trouxe na obra O Semeador de Estrelas a biografia de Divaldo Franco. Em Testemunhos de Chico Xavier presenteou o público com a intimidade e lutas do médium mineiro. Retratos de personalidades que trabalhavam o bem, tal como a própria autora que escrevia sua biografia de amor ao longo desta existência.

Realizou diversas palestras, tendo participado de seminários no Brasil e no Exterior. Foi uma das fundadoras da Sociedade Espírita Joanna de Ângelis, em Juiz de Fora. Atuou durante quarenta anos na Aliança Municipal Espírita, onde exerceu diversos cargos. Dedicou-se à Doutrina com conhecimento, amor e seriedade.

Suely falava que o pouco que sabe se deve à leitura, sendo uma leitora compulsiva. Da ávida dedicação aos livros e à busca por conhecimento veio certamente a boa prática da escrita. Autora de dezenas de livros, conta com títulos pela FEB Editora: Testemunhos de Chico Xavier, Entrevistando Allan Kardec, Dimensões espirituais do centro espírita e Obsessão/Desobsessão.

Prestes a ser lançada, a obra Chico Xavier e Emmanuel – Dores e glórias, também pela FEB Editora, nos traz Chico Xavier como objeto de estudo e meta de proceder, em uma prazerosa leitura sobre a mediunidade. Uma obra que, sobretudo neste momento, nos traz ainda mais próxima a figura de Suely, tão devotada à causa espírita e à Casa FEB de onde foi diretora, amiga e dedicada colaboradora. 

A esta dedicada servidora da Seara de Jesus, a nossa eterna gratidão.

Federação Espírita Brasileira

 

 

 


Opções de privacidade