Home > Efemérides > Fatos e Personalidades: Nascimento de Frederico Fígner

Fatos e Personalidades: Nascimento de Frederico Fígner

Frederico Figner (2 de dezembro de 1866, Milevsko, 19 de janeiro de 1947, Rio de Janeiro -RJ) foi um empresário da indústria fonográfica e trabalhador da seara espírita no Brasil. Nasceu em Milevsko, região da Boêmia, atual Chéquia. 

Migrou para os Estados Unidos quando Thomas Edison lançou um aparelho que registrava e reproduzia sons por meio de cilindros giratórios. Fascinado pela novidade levou esta novidade para o Brasil em 1891. Passou por Manaus, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Salvador, até chegar ao Rio de Janeiro em 1892, já falando e entendendo um pouquinho de português onde abriu a primeira loja conhecida como Casa Edison, com o primeiro estúdio de gravação e varejo de discos do Brasil, em 1900. 

Proveniente de lar judeu, foi apresentado à Doutrina Espírita por Pedro Sayão, que lhe visitava a loja por anos comentando sobre o Espiritismo. Não se sabe ao certo quando Figner ingressou na Doutrina dos Espíritos, mas há registros de cerca de 1903 na Federação Espírita Brasileira. 

Integrante do quadro de colaboradores da Federação Espírita Brasileira, como vice-presidente, tesoureiro e membro do Conselho Fiscal, trabalhou intensamente no auxílio aos necessitados.  

Leia mais sobre sua história: Biografia de Frederico Figner.

Assista a websérie Biografias na FEBtv, especial Vida e obra de Frederico Figner, com a participação do diretor da FEB, Carlos Campetti:


Opções de privacidade