Home > FEB > Os Pacificadores | Nelson Mandela

Os Pacificadores | Nelson Mandela

“Sonho com um dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.”

Rolihlahla Dalibhunga Mandela nasceu em Myezo, na África do Sul, em 18 de julho de 1918. Filho de família nobre tribal, da etnia Xhosa, receberia o nome reconhecido mundialmente ainda na escola primária, de acordo com um costume local de dar nomes ingleses a todas as crianças que a frequentavam. Rolihlahla Dalibhunga se tornaria então Nelson Mandela.

Primeiro membro da família a frequentar uma escola, foi um jovem envolvido em lutas sociais, em uma trajetória cheia de obstáculos e superação. Como estudante de Direito, se envolveu na oposição ao apartheid, regime que renunciava aos negros, mestiços e indianos direitos econômicos, políticos e sociais. Foi condenado à prisão perpétua por sabotagem e por conspirar para auxiliar países a invadir a África do Sul (fato negado por Mandela). Continuou na prisão por quase três décadas, até que a pressão internacional conseguiu que fosse libertado em 1990, aos 72 anos.

Em dezembro de 1993, em reconhecimento aos seus esforços, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, pela luta contra o regime de segregação racial. Além disso recebeu muitas condecorações de diferentes países, como o Prêmio Lênin da Paz de 1962, o Prêmio Internacional Simón Bolívar de 1983 e o Prêmio Sakharov de 1988. A mais alta distinção da Índia, o Bharat Ratna, foi dada a ele em 1990. No ano de 1994, assumiu a presidência da África do Sul, se tornando reconhecido na defesa das causas humanitárias e pela igualdade entre todos. Desencarnou aos 95 anos na África do Sul.

Em momentos que nos pedem reflexão, oração e sentimento de paz, lembramos com carinho a exposição Os Pacificadores, que retratou os caminhos de vitórias e lutas de alguns dos grandes apóstolos da paz Universal, produzida pela FEB e reproduzida em diversos estados.

Acompanhe todas as publicações

Os Pacificadores – Mahatma Gandhi | 2/3/22
https://www.febnet.org.br/portal/2022/03/04/os-pacificadores-mahatma-gandhi/

Os Pacificadores – Pela Paz no mundo | 27/2/22
https://www.febnet.org.br/portal/2022/02/27/os-pacificadores-pela-paz-no-mundo/

A paz começa em mim | 25/2/22
https://www.febnet.org.br/portal/2022/02/25/a-paz-no-mundo-comeca-em-mim/


Opções de privacidade