Home > Colunista > Saúde e bem-estar

Saúde e bem-estar

Divaldo Franco
Professor, médium e conferencista espírita

Saúde, segundo a Constituição da Organização Mundial da Saúde, é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

Numa visão mais profunda, podemos acrescentar também o equilíbrio espiritual, desde que a vida é organizada no campo da energia, portanto, constituída de uma estrutura metafísica.

A preservação da saúde constitui um fator de alta gravidade para todos nós, isto, porque à medida que as ciências descobrem os sublimes recursos que a mantêm, torna-se-nos relevante modificar hábitos de diferentes ordens, em respeito a esse milagre, que é o existir.

Nos diferentes períodos da existência, a organização fisiológica altera-se e modifica-se, liberando hormônios e substâncias outras que fazem parte do seu esquema de desenvolvimento e objetivo.

A vida humana, por exemplo, tem como finalidade determinística a conquista da plenitude, isto é, do bem-estar permanente.

É natural que no transcurso do tempo vários fatores e ocorrências conspirem contra o planejamento, tendo em vista a imortalidade do ser.

O Espírito procede de um mundo especial de vibrações e reveste-se de matéria através do processo reencarnacionista, que lhe propicia o avanço por diferentes etapas dirigidas pela consciência.

Vige no Universo uma Lei pouco recordada, que é a da Ordem. Tudo se encontra conduzido por um movimento inicial que se expande ao Infinito, sob o Comando de uma Força grandiosa, que podemos chamar de Deus, Energia Primeira, Causalidade, seja qual for a designação que pareça mais compatível.

Para que tudo se mantenha em equilíbrio, leis morais sobrepõem-se às físicas, estabelecendo a conduta a ser mantida em toda parte.

Toda vez que seja derrogado ou ultrajado um desses códigos, torna-se indispensável a sua recomposição através daquele mesmo que o alterou.

Para que o ser humano possa conduzir-se de maneira própria nesse imenso campo de ações e realização, surgiram os guias e mentores, os emissários da Causa Primeira, orientando e exemplificando a melhor maneira de cada qual conduzir-se para sentir o bem-estar, a saúde integral.

Dentre todos que vieram ter conosco destaca-se Jesus como Modelo e Guia, que nos tem servido de exemplo vivo da Lei de Ordem, expressando-se pela Lei de Amor, capaz de fazer a essência que constitui o ser humano lograr os requisitos indispensáveis para o êxito.

Por esta razão, a questão da saúde se encontra na observância e vivência dos Seus ensinamentos, que constituem a mais equilibrada doutrina ético-moral proporcionadora da paz de consciência e harmonia orgânica.

Pode-se, pois, constatar cientificamente, que os indivíduos portadores de fé, lógica e calma melhor desfrutam de uma existência de bem-estar e saúde.

Artigo originalmente publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 7 de abril de 2022.

 


Opções de privacidade