Home > Efemérides > Nascimento de Eurípedes Barsanulfo | 1º de maio de 1880

Nascimento de Eurípedes Barsanulfo | 1º de maio de 1880

Ilustração em tons de sépia com a imagem de um homem à frente e um prédio antigo atrás, com um texto à direita. O homem é Eurípedes Barsanulfo, cerca de 30 anos, roupas e cabelos ao estilo da década de 1900. O texto diz:

Eurípedes Barsanulfo (1º de maio de 1880, Sacramento-MG, 1º de novembro de 1918, Sacramento-MG) foi um educador, político e jornalista, além de destacar-se como médium.

Durante 12 anos e sete meses foi presidente do Grupo Espírita Esperança e Caridade, por ele fundado. Como dependência desse Grupo, surgiu em 2 de abril de 1907 o Colégio Allan Kardec, a primeira escola espírita do Brasil, onde oferecia educação gratuita para crianças e órfãos sem condições de arcar com as despesas educacionais, chegando a matricular cerca de duzentos alunos.

Homem que não temia difundir as verdades que professava, foi a encarnação do verdadeiro espírita. Fiel discípulo de Jesus, era o consolo e o amparo de todos aqueles que o procuravam, e a todos dispensava indistintamente o mesmo acolhimento, o mesmo amor. Manteve durante quinze anos uma farmácia para aliviar as dores e minorar o sofrimento de seus semelhantes, sendo os mais vulneráveis isentos do pagamento de receitas. Desencarnou aos 38 anos, vítima da Gripe Espanhola, no dia 1º de novembro de 1918.

Leia mais sobre sua história: https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Eur%c3%adpedes-Barsanulfo.pdf 

Assista ao episódio da FEBtv sobre Biografias:

Confira ainda a animação A visão de Eurípedes Barsanulfo


Opções de privacidade