Home > Efemérides > Desencarnação de Francisco Cândido Xavier | 30 de junho de 2002

Desencarnação de Francisco Cândido Xavier | 30 de junho de 2002

Ilustração em tons de rosa com a imagem de Chico Xavier, com um texto à esquerda. Chico está usando boina e óculos. O texto diz:

Chico Xavier, um missionário do amor

“Ele não é espírita apenas quando está no centro ou cercado pela multidão.
Ele não é médium somente nos horários restritos das reuniões.
A sós ou junto do povo, no seu lar ou no centro,
ele é sempre o espírita e o médium 
que vive e exemplifica o que escreve e fala”.

[SCHUBERT] 

Completam-se no dia 30 de junho os 20 anos da desencarnação de Francisco Cândido Xavier. Foi modelo de caridade e auxílio aos mais necessitados, seja do pão material ou alimento espiritual. Para muitos foi o exemplo vivo do Evangelho de Cristo, vivendo os deveres de sua passagem ao máximo, sem renúncia.  

No livro Testemunhos de Chico Xavier [1], Suely Caldas Schubert o descreve como o “missionário indicado pelo Plano Espiritual Maior para dar continuidade à revelação progressiva da doutrina espírita”. E o fez na edição constante de livros, psicografia de cartas consoladoras e projetos de caridade.

Visitas constantes em presídios, instituições carentes, encontros com pessoas que precisavam de auxílio de cura. Diversas foram as atividades na trajetória de Chico Xavier. Todo o trabalho em prol do próximo, sem remuneração, era realizado em todos os seus momentos de folga, até a aposentadoria, quando pode realizá-lo em tempo integral. 

Ao longo de seus 92 anos, publicou mais de 400 obras. Um acervo de diversos gêneros de literatura, tais como poemas e poesias, contos e crônicas, romances, obras de caráter científico, filosófico e religioso. Alguns materiais, até então inéditos, foram publicados recentemente pela FEB: Fé e vida em 2014 e Verdade e amor em 2015.

 

[…] Façamos de conta que eu sou um pescador,
no dizer de um Espírito amigo. 
Hei de enviar-te sempre o resultado da pescaria […]

23/12/1943
Chico Xavier em correspondência a Wantuil de Freitas
[SCHUBERT, p. 146].

Celebrar e recordar

Em sua memória, a Federação Espírita Brasileira vem apresentando ao longo de 2022 o Ano de Chico Xavier, uma série de ações que buscam aproximar o público da história de Francisco Cândido Xavier, seja ela por meio da trajetória do homem, do médium ou de sua caridade. 

São frases, fotografias históricas, momentos de sua vida e muito mais. Todos os domingos no portal da FEB e nas redes sociais, um novo causo do médium é revelado, baseado em sua biografia. Além de vasto material, palestras, matérias publicadas, exibição de conteúdo especial do Pinga-Fogo. A programação inclui ainda novos livros, reedições e parcerias de publicações do médium sendo lançados pelo selo FEB Editora. 

Momentos com Chico, um homem chamado amor

Em abril, na semana de seu nascimento, a FEB apresentou o especial Momentos com Chico, um homem chamado amor. Foram quatro dias de palestras com diversos convidados, compartilhando histórias e fatos da vida e obra do médium. 

Assista novamente:

Confira ainda o especial Chico Xavier e o livro espírita publicado pela FEB no programa Espiritismo Ontem e Hoje

NB [1]: SCHUBERT, Suely Caldas. Testemunhos de Chico Xavier. Brasília: FEB, 2020. p. 32 e p. 146

 


Opções de privacidade