Home > Efemérides > Lançamento de O que é o espiritismo | Julho 1859

Lançamento de O que é o espiritismo | Julho 1859

Ilustração com imagens de nuvens brancas ao fundo, à esquerda está a imagem da obra O que é espiritismos de Allan Kardec. No texto está escrito: “Lançamento Julho de 1859 - O que é o Espiritismo?” No rodapé da página aparece o logo FEB, sigla de Federação Espírita Brasileira.

A obra O que é o espiritismo é uma introdução ao conhecimento do mundo invisível, pelas manifestações dos espíritos, contendo o resumo dos princípios da Doutrina Espírita e respostas às principais objeções que podem ser apresentadas. Anunciado na Revista Espírita em julho de 1859, a obra apresenta uma das principais frases de Kardec: “Fora da Caridade não há salvação”.

Separado em três diálogos: o crítico, o cético e o padre, onde a primeira parte responde às observações mais comuns feitas por aqueles que desconhecem os princípios fundamentais da Doutrina; no segundo capítulo, há uma exposição simples das partes da ciência prática e experimental é, aproximadamente, um resumo de O livro dos médiuns; e no terceiro capítulo, é apresentada uma síntese de O livro dos Espíritos

Estes resumos não somente são úteis aos principiantes, que neles poderão, em pouco tempo, ter o conhecimento das noções mais essenciais da Doutrina Espírita, senão, também, aos adeptos, pois lhes fornecem os meios para responderem às primeiras objeções que não deixarão de lhes apresentar.

“Para responder […] à pergunta formulada no título deste opúsculo, diremos que: 

O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações. 

Podemos defini-lo assim: 

O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.

KARDEC, Allan. O que é o Espiritismo. 56. ed. Brasília: FEB, 2019. Preâmbulo.

Faça o download da obra completa no link: https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2021/09/WEB-O-que-e-o-Espiritismo-Reformador.pdf 

O livro pode ainda ser adquirido no site: https://www.febeditora.com.br/ 


Opções de privacidade