Home > Efemérides > Nascimento de Charles Robert Richet | 26 de agosto de 1850

Nascimento de Charles Robert Richet | 26 de agosto de 1850

Ilustração com fundo em tons de azul, lilás e rosa que sugerem uma imagem do universo, com a imagem de um homem à frente e um texto à direita. O homem é Charles Richet, cerca de 70 anos, com bigode e com roupas ao estilo do século 19. O texto diz:

Charles Robert Richet (26 de agosto de 1850, Paris, 4 de dezembro de 1935, Paris) foi um médico fisiologista, cientista e criador da metapsíquica. Recebeu em 1913 o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina por sua pesquisa em anafilaxia (termo criado por ele para definir um tipo de reação alérgica desenvolvida na aplicação de proteínas ou toxinas). Atuou como professor na Faculdade de Medicina de Paris.

Charles Richet classificou os fenômenos metapsíquicos em dois grupos gerais: Fenômenos Subjetivos, que ocorrem exclusivamente na área psíquica, sem nenhuma ação dinâmica sobre os objetos materiais (anos antes, a estes fenômenos Allan Kardec denominou Inteligentes). E Fenômenos Objetivos, cuja manifestação envolve ação física sobre os objetos materiais (na linguagem espírita, Fenômenos Físicos). Esta classificação é utilizada até os dias de hoje.

Realizou pesquisas ao lado de Gustavo Geley, Gabriel Delanne e Ernesto Bozzano. Por 24 anos foi editor do periódico Revue Scientifique, e a partir de 1917 co-editor do Journal de Physiologie et de Pathologie Générale

Leia mais sobre sua história: Biografia de Charles Robert Richet

Assista ao episódio da websérie Biografias da FEBtv com o pesquisador Samuel Magalhães  

https://www.youtube.com/watch?v=zvqrjE78axQ 


Opções de privacidade