Home > Efemérides > Nascimento de Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti | 29 de agosto de 1831

Nascimento de Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti | 29 de agosto de 1831

Ilustração em tons de sépia com a imagem de um homem à frente e um prédio antigo atrás, com um texto ao centro. O homem é Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, cerca de 60 anos, penteado e roupas ao estilo do século 19. O texto diz:

“Unidos seremos resistência,
fragmentados seremos vencidos 
em nossos objetivos essenciais.”
Bezerra de Menezes

 

Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (29 de agosto de 1831, Riacho do Sangue-CE, 11 de abril de 1900, Rio de Janeiro-RJ), também conhecido como Bezerra de Menezes, foi um grande expoente da Doutrina Espírita no Brasil do século XIX. Médico, jornalista e político, sendo parlamentar na Câmara dos Deputados por 30 anos, Bezerra de Menezes trabalhou em benefício dos mais necessitados, recebendo o título de “médico dos pobres”. 

O Espiritismo já vinha atraindo multidões, quando em 1875, foi oferecido a Bezerra de Menezes um exemplar da primeira tradução de O livro dos espíritos em português, entregue por seu tradutor, Dr. Joaquim Carlos Travassos, que se ocultou sob o pseudônimo de Fortúnio.

Foram palavras do próprio Bezerra de Menezes, ao proceder a leitura da obra: “Lia, mas não encontrava nada que fosse novo para meu espírito, entretanto tudo aquilo era novo para mim […]. Eu já tinha lido ou ouvido tudo o que se achava no Livro dos Espíritos […]. Preocupei-me seriamente com este fato maravilhoso e a mim mesmo dizia: parece que eu era espírita inconsciente, ou mesmo, como se diz vulgarmente, de nascença”.

Desenvolveu diversos trabalhos em prol da união e da liberdade dos estudiosos da Doutrina Espírita, atuando como presidente da Federação Espírita Brasileira por duas ocasiões, em 1889 e em 1895 até sua desencarnação, em 11 de abril de 1900.

Em 15 de dezembro de 2021 foi aprovada em votação simbólica no plenário do Senado Federal a inclusão de Bezerra de Menezes no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A tramitação seguiu para a Câmara dos Deputados. 

Leia mais sobre sua história: Biografia de Adolfo Bezerra de Menezes 

Assista o programa A Força do Espiritismo com Luciano Klein:

Assista ao Seminário Bezerra de Menezes com Luciano Klein: 


Opções de privacidade