Home > FEB > Suicídio sob a ótica espírita | Ep. 27 – Podcast Espiritismo em Pauta

Suicídio sob a ótica espírita | Ep. 27 – Podcast Espiritismo em Pauta

Ilustração. Ao centro da imagem está um laço amarelo em forma de coração com um fundo amarelo, seguido de título, subtítulo e assinatura na cor azul. O título diz

Cerca de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente em todo o mundo. Uma morte a cada 45 segundos, principalmente de jovens entre 15 e 29 anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS)[1] estima que 108 milhões de pessoas sofrem o impacto da desencarnação precoce de seus entes próximos. 

Considerado um problema de saúde pública, organizações não governamentais se uniram para trazer o tema à tona no mês temático: Setembro Amarelo. Pensando na abordagem diária, de modo consciente, consolador e informativo, o podcast Espiritismo em Pauta convidou Mayse Braga, oradora e palestrante, para um bate-papo sobre o tema.

Mayse Braga: “Não adianta estabelecer um motivo determinado. Mas ele começa muito antes do ato em si, quando a pessoa começa a se desligar emocionalmente dos outros, das situações da vida… Ao entrar em si de uma forma tão profunda, tão desequilibrada, que você não consegue mais uma conexão com essa pessoa”. 

Durante a conversa, Mayse contextualiza sobre a ideia de tabu social sobre o tema, onde não se comenta, mas também não se enxerga o outro em sua dor. “Nós ocidentais não lidamos bem com a morte. É o tipo do tema que horroriza, ‘— Ah, eu sei que vou morrer, mas não penso nisso’. É um erro. Você tem que pensar. Temos de ter olhos de ver e ouvidos de ouvir”, encerra. 

O Espiritismo em Pauta, podcast mensal da Federação Espírita Brasileira pode ser acessado nos principais streamings de áudio e também pelo site https://febpodcast.com.br/podcasts/espiritismo-em-pauta/

Caso desejem enviar sugestões de temas ou falar diretamente com a produção do programa basta mandar um e-mail para [email protected].

NB [1] WORLD HEALTH ORGANIZATION. World Suicide Prevention Day 2022 – Creating hope Through Action. Disponível em: https://www.who.int/news-room/events/detail/2022/09/10/default-calendar/world-suicide-prevention-day-2022 


Opções de privacidade