Home > Efemérides > Nascimento de Cairbar Schutel | 22 de setembro de 1868

Nascimento de Cairbar Schutel | 22 de setembro de 1868

Ilustração em tons de sépia com a imagem de um homem à frente de uma máquina de escrever, com um texto ao centro. O homem é Cairbar Schutel, com cerca de 40 anos, penteado e roupas ao estilo do século 19. O texto diz:

Cairbar de Souza Schutel  (22 de setembro de 1868, Rio de Janeiro-RJ, 30 de janeiro de 1938, Matão-SP) foi um político, farmacêutico e filantropo, agente fundamental no desenvolvimento da cidade de Matão no estado de São Paulo. 

Em Matão era chamado de “Pai dos Pobres” por distribuir remédios gratuitamente para as pessoas carentes e por abrigar doentes dentro de casa. Reconhecido pelo seu trabalho de divulgação da Doutrina Espírita, fundou, no dia 15 de julho de 1905, o Centro Espírita Amantes da Pobreza (atual Centro Espírita O Clarim), o primeiro da região.

No mês seguinte, em 15 de agosto de 1905, fundou o jornal espírita O Clarim. Em 15 de fevereiro de 1925, com a colaboração de Luís Carlos de Oliveira Borges, lançou a Revista Internacional do Espiritismo, dedicada aos estudos dos fenômenos anímicos e espíritas. Ambos os periódicos continuam em circulação até os dias de hoje, representando exemplo vivo de luta e de persistência.  

Leia mais sobre sua história: Biografia de Cairbar Schutel.

Assista ao episódio da websérie Biografias da FEBtv apresentado por Aldenice Cousseiro: 


Opções de privacidade