Home > Efemérides > Nascimento de Herculano Pires | 25 de setembro de 1914

Nascimento de Herculano Pires | 25 de setembro de 1914

Ilustração em tons de sépia com a imagem de um homem à frente de nuvens com citações da doutrina espírita, com um texto à direita. O homem é Herculano Pires, com cerca de 50 anos, usa óculos de grau, terno preto e colarinho branco. O texto diz:

José Herculano Pires (25 de setembro de 1914, Avaré-SP, 9 de março de 1979, São Paulo-SP) foi um educador, escritor, filósofo e jornalista brasileiro, responsável pelas traduções de alguns livros de Allan Kardec. 

Graduado em Filosofia em 1958 pela Universidade de São Paulo (USP), publicou a tese existencial: “O Ser e a Serenidade”. De 1959 a 1962, exerceu a cadeira de filosofia da educação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara. 

Foi membro titular do Instituto Brasileiro de Filosofia, seção de São Paulo, onde lecionou psicologia. Atuou como presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo de 1957 a 1959, sendo professor de Sociologia no curso de jornalismo ministrado pelo sindicato. 

Autor de 81 livros de Filosofia, Ensaios, Histórias, Psicologia, Pedagogia, Parapsicologia, Romances e Espiritismo, vários em parceria com Francisco Cândido Xavier, sendo a maioria inteiramente dedicada ao estudo e divulgação da Doutrina Espírita.

Em 1971, esteve como jornalista na bancada do programa Pinga-fogo (TV Tupi) entrevistando o médium mineiro. Até os dias atuais o programa é considerado um marco na história da televisão brasileira, devido ao recorde de 75% de audiência registrada para este tipo de formato. 

Leia mais sobre sua história: Biografia de Herculano Pires.


Opções de privacidade