Home > FEB > A FEB no Cinema

A FEB no Cinema

Fotografia de uma plateia em uma sala de cinema com seis pessoas, sendo a principal uma mulher de pele bege clara, cabelos lisos amarrados, usando camiseta cinza e sorrindo olhando para uma tela. No lado esquerdo lê-se um texto:

O Espiritismo em todas as telas

Para além das fronteiras das casas espíritas, por meio da televisão e das telas de cinema, a temática Espiritismo vem conquistando públicos variados. Acompanhando as inovações das mídias, cenário de comunicação e cinema e o interesse pelas obras espíritas, a Federação Espírita Brasileira lançou em 2022 o selo FEB Cinema.

O objetivo é selecionar, acompanhar e divulgar obras da FEB, buscar parcerias para realização de novos filmes, séries e outras produções audiovisuais, além de apoiar a divulgação de obras espiritualistas que contenham mensagens doutrinárias e positivas. Mais uma ferramenta de impulsão da divulgação de valores no bem.

Contamos, a exemplo das produções Nosso Lar 2 – Os Mensageiros, Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz, Chico para Sempre, com variado conteúdo para o público. Obras lançadas com formatos variados de apoio da Federação Espírita e que dão início a um manancial de boas possibilidades de conteúdo diante de um catálogo de mais de 600 títulos de livros em português disponíveis para adaptações audiovisuais.

São romances, poemas e histórias que podem ser adequados aos formatos de longas e curtas metragens, documentários, seriados para TV/Streaming, animações e obras infantis.

Dos livros para as telas

As obras espíritas vem sendo fonte de inspiração para diversos projetos audiovisuais ao longo dos anos. Na década de 1970, a TV Tupi converteu os livros Nosso Lar e E a Vida Continua — ambos psicografias de Chico Xavier —, na novela de Ivani Ribeiro, A Viagem.

Recentemente, a TV Globo voltou a trabalhar obras espiritualistas com as novelas Além do Tempo (2015) e Espelho da Vida (2018). A vida de Bezerra de Menezes recebeu uma adaptação e, em 2008, mais de 300 mil pessoas estiveram nas salas de cinema para ver Bezerra de Menezes – O diário de um espírito (Fox).

A cinebiografia Chico Xavier – O filme (Lereby Produções/Sony), levou aos cinemas 3,4 milhões de espectadores em 2010. No entanto, um novo recorde viria alguns meses depois com a chegada às grandes telas da adaptação homônima do livro Nosso Lar (Cinética Filmes/Fox).

Somente nos primeiros dez dias de exibição contou com a adesão de 1,6 milhões de espectadores, totalizando mais de 4 milhões de pessoas, mostrando a tendência crescente de público para produções abordando a temática.

Novas produções

Como antecipado, a FEB Cinema vem trabalhando na divulgação e acompanhando as novas produções audiovisuais de suas obras, a exemplo das gravações do filme Nosso Lar 2 – Os mensageiros (Cinética Filmes/Star+) e do lançamento de Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz (Moonshot Pictures/Imagem Filmes).

Publicado em 1944, Os Mensageiros é o livro escolhido para dar prosseguimento às vivências no plano espiritual apresentadas no filme Nosso Lar 2 – Os mensageiros. Nos meses de abril e maio, foram rodadas as cenas do novo longa-metragem no Rio de Janeiro, com estreia programada nos cinemas para o dia 31 de agosto de 2023.

Em setembro, a FEB Cinema esteve na divulgação do filme Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz, cinebiografia estrelada por Danton Mello e Juliana Paes. Revela a história de José Pedro de Freitas (1922-1971), conhecido como Zé Arigó, médium que auxiliou milhares de pessoas nas décadas de 1950 e 60 em Minas Gerais.

No dia 13 de outubro estreia Chico para Sempre (Cinética Filmes), cine documentário com direção de Wagner de Assis que apresenta em pouco mais de duas horas a trajetória de Francisco Cândido Xavier, 20 anos após sua desencarnação. Mais de 80 entrevistas compõem o projeto central que contou com depoimentos de diretores, vices e presidente da FEB.

Outras adaptações de obras da FEB já estão em negociação como Emmanuel, pela Cinética Filmes, e Sexo e Destino, pela Estação Luz. Acompanhem as novidades no site febcinema.febnet.org.br.

Apoie a FEB

Seja um Sócio Contribuinte da FEB. O apoio mensal é essencial para manter todas as atividades de assistência social, atendimento espiritual, de divulgação, de estudos, unificação e manutenção dos espaços coletivos. Faça parte desta família!


Opções de privacidade