Home > Efemérides > Nascimento de Allan Kardec | 3 de outubro de 1804

Nascimento de Allan Kardec | 3 de outubro de 1804

Ilustração em tons de sépia com a imagem de um homem à frente de nuvens e um texto à direita. O homem é Allan Kardec, cerca de 50 anos, tem bigode e está com roupas ao estilo do século 19. O texto diz:

Hippolyte Léon Denizard Rivail (3 de outubro de 1804, Lyon, França, 31 de março de 1869, Paris, França), mundialmente conhecido como Allan Kardec, foi o codificador do Espiritismo. Realizou a tarefa missionária de codificar, isto é, apresentar em livros, metódica, didática e logicamente organizados, comentados e explicados, os postulados da Doutrina Espírita.

A partir de 1855, Kardec inicia seus estudos e observações acerca do fenômeno e realiza anotações filosóficas. Entreviu, desde logo, o princípio de novas leis naturais: as que regem as relações entre o mundo visível e o mundo invisível. Reconheceu, na ação deste último, uma das forças da Natureza, cujo conhecimento haveria de lançar luz sobre uma imensidade de problemas tidos por insolúveis, e lhe compreendeu o alcance, do ponto de vista religioso.

Suas principais obras sobre esta matéria são: O livro dos espíritos, referente à parte filosófica, e cuja primeira edição apareceu a 18 de abril de 1857; O livro dos médiuns, relativo à parte experimental e científica (1861); O evangelho segundo o espiritismo, concernente à parte moral (1864); O céu e o inferno (1865); A gênese (1868); e a Revista Espírita – jornal de estudos psicológicos, periódico mensal iniciado em 1º de janeiro de 1858. 

Leia mais sobre sua história: Biografia de Allan Kardec.

Clique aqui e faça o download das obras básicas e da Revista Espírita no portal da FEB. 

Assista ao programa Biografias na FEBtv com a participação da vice-presidente da FEB, Marta Antunes, comentando sobre a vida e obra de Allan Kardec: https://www.youtube.com/watch?v=1BAloi2h2YI 


Opções de privacidade