Home > Efemérides > Criação do Conselho Federativo Nacional da FEB, com a assinatura do Pacto Áureo | 5 de outubro de 1949

Criação do Conselho Federativo Nacional da FEB, com a assinatura do Pacto Áureo | 5 de outubro de 1949

Ilustração com fundo branco, tons de azul, retratos organizados na parte superior e inferior da imagem e um texto ao centro. Os retratos são dos antigos presidentes da Federação Espírita Brasileira. O texto diz: “Pacto Áureo - União e integração no trabalho do bem. Em 5 de outubro de 1949 concretizava-se formalmente a unificação da família espírita brasileira (...) É o Pacto Áureo a expressão mais lúcida de entendimento e concórdia entre cultores da Doutrina dos Espíritos.” No canto inferior à direita da página aparece o logo FEB, sigla de Federação Espírita Brasileira.

Em 5 de outubro de 1949 concretizava-se formalmente — por meio da assinatura do documento denominado Pacto Áureo, a unificação da família Espírita brasileira, velho sonho acalentado ao longo dos sessenta primeiros anos da FEB, desde os esforços iniciais de Bezerra de Menezes. A ata apresenta a proposta de fraternidade entre as federações em igualdade. Cada uma tem autonomia em suas decisões, não havendo subordinação.

A participação é voluntária, todas as Instituições vinculadas à FEB e às Federativas Estaduais são livres e detém o poder de decisão quanto à sua adesão ou não.

No texto há a recomendação da prática e exposição da obra Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho (XAVIER, 1938), a criação do Conselho Federativo Nacional – organismo fortalecedor dos laços fraternos entre os espíritas –, fundamentadas nas diretrizes Estudo, Difusão e Prática do Espiritismo.

Como representação do Movimento Espírita brasileiro, o Conselho Federativo Nacional (CFN) exerce funções deliberativas, normativas, orientadoras, coordenadoras e supervisoras.

Tem por objetivo promover a união dos espíritas e das instituições espíritas de nosso país e trabalhar pela unificação do Movimento Espírita, a fim de fortalecer a tarefa de difusão do Espiritismo.

O CFN é composto pelo presidente da FEB, que o preside, e por um representante de uma instituição federativa de cada estado reconhecida pelo CFN. Realiza Reuniões Ordinárias, anuais, no mês de novembro, na sede da FEB, em Brasília.

Assista a transmissão na FEBtv, Pacto Áureo: União e integração no trabalho do bem, com a participação do presidente da FEB, Jorge Godinho: 

https://www.youtube.com/watch?v=eUJ8lYhPUt0  


Opções de privacidade