Home > FEB > Você sabia? | Criança

Você sabia? | Criança

Fotografia de uma criança correndo ao ar livre segurando uma flor dente-de-leão na mão direita. A criança tem cerca de 10 anos, possui pele bege média, cabelos curtos, usa tenis, calça jeans e uma japona verde. No lado direito da imagem está um texto, com título, pergunta e resposta. O título diz:

Questão 379 de O livro dos espíritos [1]: 

É tão desenvolvido, quanto o de um adulto, o Espírito que anima o corpo de uma criança? 

Pode até ser mais, se mais progrediu. Apenas a imperfeição dos órgãos infantis o impede de se manifestar. Obra de conformidade com o instrumento de que dispõe.

KARDEC [2]: “A pureza do coração é inseparável da simplicidade e da humildade. Exclui toda ideia de egoísmo e de orgulho. Por isso é que Jesus toma a infância como emblema dessa pureza, do mesmo modo que a tomou como o da humildade. Poderia parecer menos justa essa comparação, considerando-se que o Espírito da criança pode ser muito antigo e que traz, renascendo para a vida corporal, as imperfeições de que se não tenha despojado em suas precedentes existências. Só um Espírito que houvesse chegado à perfeição nos poderia oferecer o tipo da verdadeira pureza. É exata a comparação, porém, do ponto de vista da vida presente, porquanto a criancinha, não havendo podido ainda manifestar nenhuma tendência perversa, nos apresenta a imagem da inocência e da candura. Daí o não dizer Jesus, de modo absoluto, que o Reino dos Céus é para elas, mas para os que se lhes assemelhem”. Nota de Allan Kardec no capítulo 8, item 3 em O evangelho segundo o espiritismo

Semanalmente uma curiosidade doutrinária para o nosso aprendizado.

Nos acompanhe!

NB [1]: KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Brasília: FEB, 2019.

NB [2]: KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Brasília: FEB, 2019.


Opções de privacidade