Home > FEB > Você sabia? | Pluralidade dos mundos

Você sabia? | Pluralidade dos mundos

Ilustração em um fundo azul que remete ao universo, à direita está uma imagem do planeta terra. À esquerda consta o trecho da obra de Allan Kardec, O livro dos espíritos, que diz:

Por que a Terra, pequeno globo imperceptível na imensidão do Universo, que dos outros planetas não se distingue nem por sua posição, nem por seu volume […] nem está no centro, nem na extremidade; por que, dizíamos, dentre tantas outras seria a única morada de seres racionais e pensantes?

KARDEC: “Que homem sensato poderia crer que esses milhões de astros que cintilam sobre nossas cabeças foram feitos somente para recrear os nossos olhos? Qual seria, então, a utilidade desses outros milhões de globos invisíveis a olho nu e que não servem sequer para nos iluminar? Não haveria ao mesmo tempo orgulho e impiedade pensar que assim fosse? Àqueles a quem pouco importa a impiedade, diremos que é ilógico. Chegamos, pois, por um simples raciocínio, que muitos outros fizeram antes de nós, a concluir pela pluralidade dos mundos, e esse raciocínio é confirmado pelas revelações dos Espíritos”. Trecho do texto Pluralidade dos Mundos publicado em março de 1858 (Ano 1, nº 3) da Revista Espírita por Allan Kardec.  

Semanalmente uma curiosidade doutrinária para o nosso aprendizado.

Nos acompanhe!

NB [1]: KARDEC, Allan. Revista Espírita: Jornal de Estudos Psicológicos. ano 1, mar. 1858. Pluralidade dos mundos. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 5. ed. 1. imp. Brasília: FEB, 2014. 


Opções de privacidade