Home > Efemérides > Nascimento de Lázaro Zamenhof | 15 de dezembro de 1859

Nascimento de Lázaro Zamenhof | 15 de dezembro de 1859

Ilustração com a imagem de um homem em um fundo com tons azuis que lembram formas geométricas, com um texto abaixo. O homem é Ludwik Lejzer Zamenhof, com cerca de 60 anos, roupas e cabelos ao estilo da década de 1890. O texto diz:

Ludwik Lejzer Zamenhof, em polonês, ou Luiz Lázaro Zamenhof (15 de dezembro de 1859, Bialystok, 14 de abril de 1917, Varsóvia) foi um filólogo e oftalmologista judaico-polonês e criador do Esperanto, uma língua neutra e internacional. 

Poliglota, seus idiomas nativos eram russo, iídiche e polonês, com fluência em alemão. Ao longo de sua história, aprendeu francês, latim, grego, hebraico e inglês além de italiano, espanhol e lituano. 

O estudo de tantas línguas lhe proporcionou diferentes ideias e concepções para trabalhar a sua própria linguagem, baseada na lógica e na simplicidade. Quando cursava a última série ginasial, já havia concluído o seu projeto sobre uma Língua Universal. No dia 5 de dezembro de 1878 lançou junto a um grupo de colegas o embrião do que seria adiante o Esperanto. 

Todos os anos, em 15 de dezembro, realizam-se eventos esperantistas no mundo inteiro, para comemorar o aniversário do criador da LÍNGUA ESPERANTO.  

Leia mais sobre sua história: Biografia de Lázaro Zamenhof.


Opções de privacidade