Home > Colunista > Federação Espírita Brasileira: 139 anos

Federação Espírita Brasileira: 139 anos

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA: 139 anos

[email protected]

Em 2 de janeiro de 2023, a Federação Espírita Brasileira (FEB) completa 139 anos de existência! Um importante acontecimento na história do Movimento Espírita brasileiro e mundial.

A mais que centenária instituição foi fundada em 2 de janeiro de 1884, já com a denominação Federação, quando o Brasil ainda era um Império, e a proclamação da República viria a se dar quase 5 anos depois, em novembro de 1889. Isso, de certa forma, indica o planejamento espiritual estabelecido para a cumprimento da importante missão destinada à educação espiritual do povo brasileiro e também para auxiliar os demais povos da Terra – em trabalho hodierno junto ao Conselho Espírita Internacional, – na compreensão da realidade maior da vida imortal.

A missão da Federação Espírita Brasileira, conhecida como Casa de Ismael, em referência ao Espírito Guia do Brasil e da própria FEB, é oferecer a Doutrina Espírita ao ser humano por meio do seu estudo, prática e difusão, pela união solidária dos espíritas e unificação das instituições espíritas, contribuindo para a formação do homem de bem.

Entenda-se o vocábulo missão como sendo a razão da existência, o porquê, a finalidade e os objetivos institucionais. O verbo oferecer, que principia o texto declarativo da missão febiana, tem como sinônimos mostrar, dar, apresentar, entregar, denotando uma oferta, um presente, uma entrega, uma doação, uma apresentação do Espiritismo a todo ser humano indistintamente, porém, sem proselitismo, respeitando-se o interesse, bem como o nível cognitivo, cultural e espiritual de cada indivíduo.

Por meio de seu órgão colegiado, o Conselho Federativo Nacional, que reúne representantes das Federativas de todos os estados do país, a FEB assume a responsabilidade de coordenação do Movimento Espírita brasileiro. Essa interessante organização federativa foi idealizada desde o surgimento da Federação, estabelecida em bases seguras nos primórdios do século passado e formalizada por meio do Pacto Áureo, em 5 de outubro de 1949, que se constituiu em acordo celebrado entre a FEB e representantes de várias Federações e Uniões de âmbito estadual, visando unificar o movimento espírita nacionalmente.

A missão da FEB abrange a promoção e a realização do estudo, da prática e da difusão espírita. Estudar é indispensável para se adquirir informação, desenvolver conhecimento e despertar a consciência com vistas às realidades imortais. Ler e estudar as obras básicas codificadas por Allan Kardec é a melhor forma para se adquirir segurança doutrinária e dirimir dúvidas que persistem na atualidade por ignorância dos postulados basilares da Doutrina Espírita.

A prática espírita denota a vivência dos ensinamentos transformadores do Evangelho de Jesus pelo adepto espiritista, que será reconhecido, conforme registros do Codificador em O evangelho segundo o Espiritismo, capítulo 17, item 4, “[…] pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más.” É o grande desafio de aliar teoria e prática, inserindo as duas principais virtudes – humildade e caridade – através da abnegação e do devotamente, em nossa agenda diária. Se assim não for, a mensagem espírita-cristã ficará incompleta e destituída de sentido.

Quanto à difusão doutrinária, há que se reconhecer: todos somos divulgadores, incialmente pelos nossos próprios exemplos,
apresentados em testemunhos individuais e intransferíveis. E após, ou simultaneamente, por intermédio de vários trabalhos a serem empreendidos utilizando-se dos recursos de comunicação, desde a mais simples conversa ao mais elaborado evento midiático, notadamente pelos recursos das redes sociais amplamente difundidas na atualidade pela rede mundial de computador, a Internet. Vale recordar, com Emmanuel, o Guia Espiritual de Chico Xavier, no capítulo 40 do livro Estudo e viva, de que “[…] o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação.”

A união solidária dos espíritas é indispensável para a compreensão, o entendimento, a promoção da paz que começa em cada um de nós. Bezerra de Menezes pelas abençoadas mediunidades de Chico Xavier e Divaldo Franco vem destacando há tempo a importância da união que fortalece; a divisão, ao contrário, enfraquece. Unir é somar forças, como num feixe de varas, em que nos sentimos partícipes de importante processo de regeneração da Humanidade, pela renovação íntima de cada um de nós.

A unificação das instituições espíritas, que constituem o movimento promotor do estudo, da prática e da difusão doutrinária, é
o alinhamento dos propósitos para atingimento dos mesmos objetivos na construção de um mundo melhor. Trata-se da busca de soluções conjuntas, em trabalho impessoal e coletivo, para consolar corações aflitos, esclarecer mentes sedentas de luz e edificar espiritualmente a Humanidade.

Contribuir para a formação do homem de bem é a principal realização a ser empreendida para a construção do Reino de Deus na Terra, a implantação do Mundo de Regeneração no orbe terreno, nessa importante transição planetária que atravessamos atualmente.

Ao destacar a missão da FEB, observamos que, de modo geral, todas as federativas, centros e demais instituições espíritas possuem o importante compromisso de promover o bem, trabalhando pela educação do ser humano na sua condição de Espírito imortal destinado à felicidade.

Artigo publicado no jornal Correio de Luz, ano 3, n. 17, jan. 2023, USE Intermunicipal de São Carlos.


Opções de privacidade