Home > FEB > Reformador 140 anos | Victor Hugo

Reformador 140 anos | Victor Hugo

Recorte da página de março de 1975 do periódico Reformador, editado pela Federação Espírita Brasileira. Na imagem há uma fotografia em preto e branco do escritor francês Victor Hugo à direita e um texto à esquerda. Hugo é um homem de cerca de 60 anos, cabelos e barba grisalhos. O texto não está completo e traça um perfil do escritor.

O escritor e poeta Victor-Marie Hugo (1802-1885) é reconhecido mundialmente como o principal expoente da literatura francesa do século 19. O periódico Reformador trouxe diversas passagens sobre sua vida e história com o Espiritismo, além do acesso à comunicação mediúnica recebida. A primeira delas ocorreu no ano de 1853, durante seu exílio na ilha de Jersey. 

Acompanhado do amigo Auguste Vacquerie, Victor Hugo participou de sessões espíritas na casa da Sra. Delphine de Girardin, esposa de Émile Girardin, e pôde observar o fenômeno das mesas girantes. Nesta época teve acesso às comunicações de Voltaire (François-Marie Arouet, 1694-1778), Moliére (Jean-Baptiste Poquelin, 1622-1673) e também de sua filha Leopoldine (1824-1843), falecida aos 19 anos em um acidente de barco. 

Todas as edições do #ReformadorDigital — de 1883 a 2021 — estão disponíveis gratuitamente pelo site: https://febmidia.com/revista_reformador

Indispensável recurso de pesquisa doutrinária e histórica, o periódico Reformador foi criado em 1883 pelo jornalista Augusto Elias, fundador da FEB. Em 140 anos, já foram publicados artigos, entrevistas, biografias, colunas escritas por centenas de colaboradores sobre diversos aspectos da Doutrina dos Espíritos. 

Acompanhe quinzenalmente as publicações na hashtag #Reformador140anos nas redes sociais da FEB.


Opções de privacidade