Home > FEB > Reformador 140 | Gabriel Delanne

Reformador 140 | Gabriel Delanne

Ilustração com uso de recortes da revista Reformador da Federação Espírita Brasileira de diferentes épocas. Na primeira camada está uma fotografia em preto e branco de um homem sentado, com cerca de 70 anos, blazer e calças pretas, blusa branca, olhando para o lado e segurando uma muleta. O homem é Gabriel Delanne.

“Toda morte é um parto,
um renascimento”.
Gabriel Delanne.

Gabriel Delanne foi um dos expoentes da ciência espírita, traduzido nas páginas do Reformador ainda no século 19. A partir do número 113 (Reformador, ago.1887), é possível encontrar trechos do artigo “A força é independente da matéria” — Capítulo 1 da obra Espiritismo perante a ciência — e, posteriormente, análises de “A evolução anímica” (Reformador, fev.1898). Deste material, destacam-se as palavras de Delanne:

“Podemos agora compreender que não nos é possível de modo algum ter recordações de nossas passadas existências, porque o perispírito, combinado com a força vital, adquiriu no momento da encarnação, um movimento vibratório demasiado fraco para que o mínimo de intensidade necessária à renovação dessas lembranças, isto é, à sua passagem ao estado consciente, possa ser atingido […]” 

Em artigo dedicado aos 50 anos da desencarnação de Gabriel Delanne, Gilberto Campista Guarino apresenta no periódico da FEB uma análise de sua obra sobre a perspectiva dos estudos do perispírito. Nominado “Gabriel Delanne: A arte de escrever em contraponto“, o texto também traz fotografias, manuscritos e um trecho de entrevista, realizada no mundo espiritual, entre André Luiz e Delanne, publicadas no livro Entre irmãos e outras terras (XAVIER; VIEIRA; FEB, 1967). 

Todas as edições do #ReformadorDigital — de 1883 a 2021 — estão disponíveis gratuitamente pelo site: https://febmidia.com/revista_reformador

Indispensável recurso de pesquisa doutrinária e histórica, o periódico Reformador foi criado em 1883 pelo jornalista Augusto Elias, fundador da FEB. Em 140 anos, já foram publicados artigos, entrevistas, biografias, colunas escritas por centenas de colaboradores sobre diversos aspectos da Doutrina dos Espíritos. 

Acompanhe quinzenalmente as publicações na hashtag #Reformador140anos nas redes sociais da FEB.


Opções de privacidade