Home > FEB > Reformador 140 | Tiradentes

Reformador 140 | Tiradentes

Ilustração. Recorte do periódico Reformador, abril de 2021. Ao centro está uma pintura de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, homem com cerca de 40 anos, cabelos compridos e barba.

Na véspera de 21 de abril, feriado nacional que relembra a importância histórica para o Brasil de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, recorremos ao arquivo digital do periódico da FEB Reformador para este importante olhar. Na manhã do dia 21 de abril de 1792, o alferes, conhecido como Tiradentes, se tornou o único dos “inconfidentes” — termo usado para definir o grupo por promover alta traição à Coroa Portuguesa —, a receber a pena de morte, no Largo da Lampadosa no Rio de Janeiro.  

Na edição de setembro de 1992, o editorial traz trechos de Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho, uma obra de Humberto de Campos pela psicografia de Chico Xavier, revelando a expiação vivenciada por Tiradentes durante seu suplício. 

“Enquanto o corpo físico de Tiradentes sucumbe da forca, o Espírito liberto, que acabava de resgatar os crimes e crueldades cometidos no passado, quando fora inquisidor, é recebido com alegria por Ismael, que o abraça carinhosamente e lhe diz: 

 — Redimiste o pretérito obscuro e criminoso, com as lágrimas de teu sacrifício em favor da Pátria do Evangelho de Jesus. Passarás a ser o símbolo para a posteridade, com o teu heroísmo resignado nos sofrimentos purificadores.” 

Todas as edições do #ReformadorDigital — de 1883 a 2021 — estão disponíveis gratuitamente pelo site: https://febmidia.com/revista_reformador

Indispensável recurso de pesquisa doutrinária e histórica, o periódico Reformador foi criado em 1883 pelo jornalista Augusto Elias, fundador da FEB. Em 140 anos, já foram publicados artigos, entrevistas, biografias, colunas escritas por centenas de colaboradores sobre diversos aspectos da Doutrina dos Espíritos. 

Acompanhe quinzenalmente as publicações na hashtag #Reformador140anos nas redes sociais da FEB. 


Opções de privacidade