Home > Colunista > Dia Nacional do Espiritismo

Dia Nacional do Espiritismo

Divaldo Franco
Professor, médium e conferencista espírita

No dia 30 de maio de 2022, o Congresso Nacional brasileiro decretou e o presidente da República assinou que a data 18 de abril seria, a partir de então, Dia Nacional do Espiritismo.

A partir daquele momento memorável era oficialmente celebrado o “nascimento” do Espiritismo, que ocorreu mediante a publicação de “O Livro dos Espíritos”, de autoria de Allan Kardec, publicado em Paris, nesse 18 de abril, porém, de 1857, e que foi apresentado pela primeira vez entre as 10:00 e ll:00 horas, na respeitável Livraria Dentu, na Galeria d’Orleans, em Palais Royal, naquela cidade.

Havia meses que o professor Rivail, mais tarde Allan Kardec, pseudônimo de que se utilizou, havia entregado ao senhor Dentu os cadernos que constituíam a obra que ele codificara sob a orientação dos Espíritos e que estava sendo aguardada com grande interesse.

Por fim, havendo desencarnado nesse ínterim, a sua viúva Melanie e seu filho Eduard, constatando as qualidades do livro, empenharam-se trabalhando pela sua divulgação, tendo em vista o número de outras publicações em torno dos Espíritos e suas comunicações que repletavam as livrarias francesas.

Sem o critério profundo de análise e sem o conteúdo científico e filosófico alicerçado na moral do Evangelho de Jesus Cristo, não refletiam o significado legítimo do fenômeno que abalava a França, assim como outros países.

Surgidos tais fenômenos na pequena cidade de Hydesville e que se propagaram com imensa rapidez, por toda a América do Norte, desde aquele lugarejo no Estado de New York, chamaram a atenção de pesquisadores de todo porte, especialmente na Europa, onde sentaram suas bases, dando lugar ao livro então publicado.

Trata-se de um admirável volume com 1.019 perguntas e respostas, bem como questionamentos do próprio prof. Denizard em torno das questões fundamentais da vida e da morte, do ser, do destino e das ocorrências existenciais.

Ampliando o seu elenco de estudos, analisa com admirável sabedoria tudo quanto diz respeito ao ser humano, estudando questões teológicas e teleológicas, e iluminando a filosofia com as informações trazidas de Além-túmulo.

O Espiritismo, afirmou Allan Kardec, “é uma ciência que estuda a origem, a natureza, o destino dos Espíritos e as relações que existem com o mundo corporal”.

Igualmente é uma filosofia que elucida os enigmas existenciais e as razões dos sofrimentos, bem como os desafios existenciais.

…E, ao mesmo tempo, é uma doutrina moral de caráter religioso que se fundamenta no Evangelho de Jesus.

Seus pontos fundamentais são: a crença em Deus, na imortalidade da alma, na comunicabilidade dos Espíritos, na reencarnação, na pluralidade dos mundos habitados e na moral preconizada por Jesus no Seu Evangelho.

Artigo originalmente publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 21 de abril de 2023.

 


Opções de privacidade