Home > FEB > O Espiritismo e a consciência ecológica

O Espiritismo e a consciência ecológica

Ilustração de um desenho do globo terrestre focado no continente americano em formato de árvore com o título

“Tudo no Universo se liga, tudo se encadeia, 
tudo se acha submetido 
à grande e harmoniosa lei de unidade.” 
— Allan Kardec [1].

Crise climática, escassez de comida, poluição, extração ininterrupta dos recursos naturais, miséria em todos os cantos do planeta… Esses são alguns dos tópicos debatidos pela Agenda 2030, que reúne os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e suas metas, iniciativa das Nações Unidas para promover um mundo mais equilibrado do ponto de vista social, econômico e ambiental. Como o Espiritismo pode participar desse debate?

Em seu tríplice aspecto — filosofia, ciência e religião —, a Doutrina dos Espíritos traz ferramentas para a humanidade refletir sobre o amanhã, sob a ótica do livre-arbítrio, a partir da premissa de respeito e igualdade presente no Evangelho de Jesus. De acordo com André Trigueiro em seu livro Espiritismo e Ecologia, editado em 2022 pela FEB:  “Espiritismo e Ecologia são ciências afins, sinérgicas, e que sugerem abordagens sistêmicas da realidade”. 

Com o intuito de trazer para a mesa o papel do ser humano na preservação das vidas de todos os seres para as presentes e futuras gerações, a Federação Espírita Brasileira apresenta, na sede em Brasília, nos dias 10 e 11 de junho, o Festival da Terra, evento de lançamento oficial da Campanha Espírita Permanente de Conscientização Ecológica do Conselho Federativo Nacional/FEB. Serão dois dias de atividades entre palestras, oficinas, mostras artísticas, lançamento de livros, exposição integrada e alimentação no local. Em breve traremos mais detalhes da programação.

Diversas pontes foram construídas para a realização da programação, como a apresentação do filme em realidade virtual, Amazônia Viva, por meio da Interfaith Rainforest Initiative, a mostra artística pela Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF), um painel científico sobre emergência climática, conversas e troca de saberes sobre vida animal com o Movimento pela Ética Animal Espírita (MOVE), e alimentação por meio do Paz no Prato e Sociedade Vegetariana Brasileira. Apoiam também o Festival a Obra Social Célio Lemos, o o Setor de Espiritismo e Ecologia da Federação Espírita do Estado da Bahia (SEE/FEEB) e o Saber Ambiental da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS).

Conscientização Ecológica

Aprovada no Conselho Federativo Nacional da FEB em 2022, a Campanha Nacional Permanente de Conscientização Ecológica se fundamenta na contribuição que a Doutrina pode oferecer para solucionar os atuais problemas socioambientais. Traz o foco no desenvolvimento dos indivíduos e do coletivo, promovendo a cultura da paz, a conscientização ecológica e as relações entre ética ambiental e ética animal.

Reserve a data: 10 e 11 de junho

Festival da Terra
Lançamento da Campanha Nacional Permanente de Conscientização Ecológica
10 de junho: das 12h às 21h
11 de junho: das 9h às 12h
Local: Sede em Brasília da Federação Espírita Brasileira | SGAN 603, cj. F, L2, Asa Norte, Brasília-DF

NB [1]: KARDEC, Allan. A gênese. Tradução Guillon Ribeiro. 53. ed. 8. imp. Brasília: FEB, 2019. Cap.14, it.12.


Opções de privacidade