Home > FEB > Momento FEB | Espiritismo e Política

Momento FEB | Espiritismo e Política

Fotografia de um homem de pele bege clara, cabelos mais grisalhos, usando camisa azul escura e óculos de grau, olhando para frente e sorrindo. Ao lado está um texto que diz:

Qual o seu entendimento sobre Espiritismo e Política? Acompanhe esta pauta no Momento FEB, um espaço pra gente conversar sobre temas atuais à luz do Espiritismo. 

A ideia de se comentar a política — exercida pelos homens — pela ótica do Espiritismo não é nova. Prova disso é o interesse de Allan Kardec durante a preparação das perguntas realizadas na obra O livro dos espíritos. Para a Doutrina dos Espíritos a política deve ser discutida de acordo com os princípios ético-morais que regem as relações respeitosas entre as pessoas. 

Durante a gestão de Guillon Ribeiro na presidência da FEB, no ano de 1934, foi produzido um opúsculo com o nome de Espiritismo e Política. A proposta era trazer para o campo da reflexão que a vida em sociedade é parte da nossa trajetória enquanto espíritos encarnados em busca da evolução moral. Anos mais tarde, em 2014, novamente a temática foi exposta no livro de mesmo nome, Espiritismo e Política, agora de autoria de Aylton Paiva, com novas contribuições para o debate. 

Para se evitar divisão entre pessoas, grupos ou instituições, entendemos que à Federação Espírita Brasileira não cabe interferir em manifestações que propagam visões particulares e personalistas sobre a Doutrina, em especial, no que tange ao tema política no seu caráter partidário. 

Porém, em nossa contribuição de informar e elucidar no que é possível sob a ótica espírita, buscamos subsidiar o debate para que não se esgote na ideia de dois lados, e sim em busca da pluralidade das opiniões, pensamentos da vida em sociedade e respeito entre todos, sempre trabalhando pelo bem comum da Humanidade.  

E para você, qual o seu entendimento sobre Espiritismo e política?  

Clique aqui e acesse o opúsculo Espiritismo e Política atualizado em 2022.


Opções de privacidade