Oficinas Temáticas

Seja bem-vindo(a) às Oficinas Temáticas do ENEEIJ!

As Oficinas Temáticas são momentos em grupos, realizados em salas virtuais, contando com a mediação de oficineiros para a abordagem e vivência de diferentes temas. As oficinas objetivam:

– Proporcionar aos participantes momento formativo de estudo, vivência, compartilhamento e reflexão acerca de diferentes temáticas à luz do Espiritismo, de modo contextualizado à prática da Evangelização.

– Oferecer momentos vivenciais e reflexivos relacionados às diferentes temáticas propostas, primando por uma metodologia dialógica que valorize
as contribuições dos participantes, a escuta sensível e a participação ativa do grupo.

– Oferecer aos participantes experiências, subsídios e reflexões acerca da importância de se desenvolver práticas evangelizadoras sustentáveis, inclusivas, promotoras do protagonismo da criança e do jovem, e integradas à vivência artística a serviço do bem e do belo.

As Oficinas terão duração de 1 hora e 30 minutos, e ocorrerão no sábado (08/10/2022), nos seguintes horários:

● TURNO MANHÃ: 10h às 11h30 (horário de Brasília)
● TURNO TARDE: 15h às 16h30 (horário de Brasília)

O “cardápio” de Oficinas contempla 20 temas especiais e relevantes para a prática da Evangelização Espírita.

Serão oferecidas 50 vagas por Oficina Temática. Cada pessoa poderá se inscrever em 1 (um) tema de Oficina no turno da manhã e em outro tema de Oficina no turno da tarde.

As inscrições das Oficinas ocorrerão pela plataforma Sympla no período de 11/08/2022 a 11/09/2022, mediante a disponibilidade de vagas.

Não poderão participar do evento menores de 13 anos de idade. Jovens entre 14 e 17 anos poderão participar do evento mediante autorização expressa do responsável legal.

Como posso me inscrever?

As inscrições serão realizadas pela plataforma Sympla.

Apresentamos, a seguir, um passo-a-passo para auxiliá-lo(a):

● Neste site do ENEEIJ, escolha o TEMA e o TURNO da Oficina que deseja participar. Ao escolher a Oficina Temática clique no botão “inscreva-se”.
Ao clicar você será redirecionado(a) para a plataforma Sympla, para realizar a inscrição.

Importante: será permitida apenas uma inscrição por turno por participante. Caso haja duplicidade de inscrição no mesmo turno, será considerada a última inscrição e as anteriores serão excluídas.

● Na plaforma Sympla, confira o nome da sua Oficina e clique no botão “+” para adicionar 1 (uma) inscrição. Após, clique em “continuar”. Reforçamos que o evento é gratuito e que os termos “ingresso” e “comprar” são nomenclaturas padronizadas do Sympla, que equivalem, neste evento, à “inscrição” e “inscrever”, respectivamente.

● Após este passo, você será direcionado para um formulário de identificação, no qual você preencherá suas informações para inscrição. Preencha as informações solicitadas no formulário e clique em “Finalizar”.

● Pronto! Após seguir essas instruções, basta aguardar. A confirmação da inscrição será encaminhada a você no e-mail cadastrado e incluirá um link para acessar a sala do Zoom no horário da Oficina. Ressaltamos que o link recebido é pessoal e intransferível.

● Se o e-mail de confirmação da inscrição não chegar em 24 horas, orientamos a verificar o Spam e a Lixeira do seu e-mail.

● Se a confirmação da inscrição realmente não chegar em seu e-mail cadastrado, procure a secretaria do evento por meio do WhatsApp (61) 9639-3811, para que possamos orientá-lo(a). 

Vamos conhecer os temas da manhã?

Clique na Oficina para conhecer seus objetivos.
Você poderá se inscrever em apenas uma oficina por turno.
Não serão aceitas duas ou mais inscrições no mesmo turno pelo mesmo participante. Caso seja verificada inscrição em duplicidade, serão excluídas automaticamente as inscrições anteriores, de modo a oportunizar vagas aos demais interessados.

Objetivos:

Proporcionar conhecimento acerca da perspectiva inclusiva da Evangelização Espírita, bem como das concepções e práticas inclusivas que permeiam a ação evangelizadora, de modo a favorecer ao evangelizador maior segurança e fundamentação no planejamento e desenvolvimento de suas atividades, em consonância com o convite de Jesus “Ide e evangelizai a todas as gentes” (Mc, 16:15.); promover reflexões acerca das acessibilidades e práticas inclusivas na instituição espírita, de forma a oportunizar um espaço evangelizador acolhedor, afetivo e efetivo de estudo e vivência da mensagem espírita, em consonância com os objetivos da tarefa; favorecer o intercâmbio de experiências exitosas voltadas à ação inclusiva na evangelização espírita e estimular os evangelizadores e interessados a buscarem o contínuo aprofundamento teórico-prático necessário para melhor compreender e acolher as crianças e jovens com deficiência, bem como para melhor desenvolver e potencializar a ação evangelizadora.

Oficineiros: Ana Champloni (PE), Elisângela Toledo (PR) e Franciana Castro (AC)



Objetivos:

Oportunizar conhecimento e vivência acerca de jogos e ferramentas criativas que possam contribuir para a prática da Evangelização Espírita Infantil em ambientes virtuais e presenciais, de modo a favorecer a compreensão e a vivência da mensagem espírita pelas crianças, e a potencializar e promover o aprimoramento contínuo da ação evangelizadora espírita.

Oficineiros: Marco Oliveira (BA), Jade Neves (AL), Cristiane Rocha (DF)

Objetivos:

Oportunizar conhecimento e vivência acerca de jogos e ferramentas criativas que possam contribuir para a prática da Evangelização Espírita da Juventude em ambientes virtuais e presenciais, de modo a favorecer a compreensão e a vivência da mensagem espírita pelos jovens, e a potencializar e promover o aprimoramento contínuo da ação evangelizadora espírita.

Oficineiros: Renata Duarte (MA), Lucimara de Almeida (RR), Ricardo Gaspar (RJ)


Objetivos:

Oferecer espaço de vivência, reflexão, diálogo e aprendizado sobre a formação de leitores mirins, de modo a preparar os evangelizadores de Infância para a escolha de estratégias criativas de valorização do livro espírita e de incentivo à leitura; dialogar sobre a importância do livro espírita para o estudo, a prática e a difusão da Doutrina Espírita, e para o fortalecimento da fé fundamentada na razão; promover espaço de diálogo sobre o uso do livro como ferramenta evangelizadora nos diferentes ambientes de participação infantil, abordando tópicos referentes ao zelo doutrinário, à identificação temática, à adequação da linguagem, às metodologias e recursos de contação de história, dentre outros aspectos relacionados.

Oficineiros: Stela Simeão (FEB), Giovana Bertolini (FEB), Cristina Nunes (SE)

Objetivos:

Oferecer espaço de vivência, reflexão, diálogo e aprendizado sobre a formação de jovens leitores, de modo a preparar os evangelizadores de Juventude para a escolha de estratégias criativas de valorização do livro espírita e de incentivo à leitura; dialogar sobre a importância do livro espírita para o estudo, a prática e a difusão da Doutrina Espírita, e para o fortalecimento da fé fundamentada na razão; promover espaço de diálogo sobre o uso do livro como ferramenta evangelizadora nos diferentes ambientes de participação da juventude, abordando tópicos referentes ao zelo doutrinário, à identificação temática, à linguagem e a metodologias criativas de incentivo à formação do jovem leitor.

Oficineiros: Anete Aracelli (SC), Thiago Toledo (MT)

Objetivos:

Oferecer espaço de vivência, reflexão, diálogo e aprendizado da Música na Evangelização de crianças, de modo a preparar os
evangelizadores de Infância para sua utilização como relevante recurso de abordagem temática, harmonização, confraternização, dentre outras finalidades coadunadas; promover espaço de diálogo sobre o uso da música 
como ferramenta evangelizadora nos diferentes ambientes de participação da criança, abordando tópicos referentes ao zelo doutrinário, à sua função harmonizadora e à sua abordagem criativa a serviço do bem e do belo; compartilhar músicas voltadas à Infância que expressem as características abordadas, exemplificando temas, conteúdos, ritmos e formas criativas de atividade com as crianças.

Oficineiros: Carla Rezende (GO), Cris Prevedel (PR)

Objetivos:

Oferecer espaço de vivência, reflexão, diálogo e aprendizado da Música na Evangelização da Juventude, de modo a preparar os evangelizadores de Juventude para sua utilização como relevante recurso de abordagem temática, harmonização, confraternização, dentre outras finalidades coadunadas; promover espaço de diálogo sobre o uso da música como ferramenta evangelizadora nos diferentes ambientes de participação da juventude, abordando tópicos referentes ao zelo doutrinário, à sua função harmonizadora e à sua abordagem criativa a serviço do bem e do belo; compartilhar músicas voltadas à Juventude que expressem as características abordadas, exemplificando temas, conteúdos, ritmos e formas criativas de atividade com os jovens.

Oficineiros: Maurício Keller (GO), Dani Angelo Medina (RS), Allan Castro (AC)

Objetivo: 

Oferecer espaço de vivência e aprendizado acerca de recursos criativos artesanais para a prática da Evangelização Espírita, de modo a preparar os evangelizadores para a escolha de estratégias metodológicas criativas, atrativas, adequadas doutrinariamente e coerentes com os eixos estruturantes da tarefa, com foco no conhecimento doutrinário, no aprimoramento moral e na transformação social.

Oficineiros: Betty Lago (GO), Ingrid Mattos (RJ), Silvia Frade (PA)

Objetivo:

Promover espaços de organização e construção de planejamentos criativos para a Evangelização Espírita da Infância e da Juventude, considerando seus componentes com foco no conhecimento doutrinário, no aprimoramento moral e na transformação social.

Oficineiros: Ana Christina Espinola (MS), Nádia Costa (RJ), Eliane Possamai (RO)

Objetivos:

Proporcionar espaço de formação, diálogo e compartilhamento de experiências sobre temáticas relacionadas à Evangelização Espírita de bebês, com ênfase nas concepções, fundamentação e diretrizes que integram o documento orientador “Estudo das Concepções e Diretrizes da Evangelização de Bebês” (AIJ/CFN/FEB, 2020); investir na qualidade da ação evangelizadora espírita desenvolvida junto aos bebês, com foco nos aspectos doutrinário, relacional, pedagógico e organizacional.

Oficineiros: Viviane Alles, Taíssa Zempulski (GO), Giselle Marques (MG)

Objetivo:

Estimular os evangelizadores a desenvolverem estratégias de transição da Infância para a Juventude com olhar sensível ao desenvolvimento e integração das crianças, primando pela construção e manutenção dos vínculos com os evangelizadores, os colegas e a instituição, de modo a promover a continuidade da participação da criança nos espaços de estudo e vivência doutrinária na instituição espírita.

Oficineiros: Walteno da Silva (SP), Eliete Soares (MS), Camilla Vazzoler(ES)

Objetivo: 

Estimular os evangelizadores a desenvolverem estratégias de transição da Juventude para os estudos do Espiritismo destinados a adultos, com olhar sensível ao desenvolvimento e integração dos jovens, primando pela construção e manutenção dos vínculos com os facilitadores, os colegas e a instituição, de modo a promover a continuidade dos estudos doutrinários que contribuem para o seu processo de autoaprimoramento.

Oficineiros: Rômulo Monteiro (TO), Rômulo Batista (SC), José Elias Brandão (RO)

 

Objetivos

Oferecer espaço de vivência, reflexão, diálogo e aprendizado sobre o protagonismo infantil, conceituando-o no âmbito das instituições espíritas; fortalecer o diálogo e o apoio intergeracional, de modo a promover o sentimento de pertencimento e participação; bem como estimular o amor à Doutrina Espírita e à seara espírita; estimular as experiências e o protagonismo nos espaços de ação com a criança, considerando os espaços de estudo, de confraternização, de comunicação social, de convivência familiar, de vivência e ação social, e de integração no Centro e no Movimento Espírita.

Oficineiros: Anna Lúcia Miranda (PE), Carla Bortolini (RS), Nanci Fetal (BA)

Objetivos: 

Oferecer espaço de vivência, reflexão, diálogo e aprendizado sobre o protagonismo juvenil, conceituando-o e incentivando sua prática nas instituições espíritas; fortalecer o diálogo e o apoio intergeracional na orientação e no preparo dos jovens para as atividades espíritas, de modo a promover o sentimento de pertencimento e incentivar o amor à Causa e à seara espírita; estimular as experiências e o protagonismo nos espaços de ação jovem, considerando os espaços de estudo, de confraternização, de comunicação social, de convivência familiar, de vivência e ação social e de integração no Centro e no Movimento Espírita; incentivar a preparação e a integração dos jovens nas atividades espíritas, em conformidade com as recomendações previstas no Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro (2018 – 2022).

Oficineiros: Eden Lemos (RN), Eduardo Braga (ES), Hian Teixeira (PA)

Objetivo: 

Promover o acolhimento e o exercício do olhar sensível aos evangelizadores, de modo a favorecer um espaço reflexivo de refazimento e fortalecimento, considerando, em especial, as singularidades do momento pandêmico/pós-pandêmico e o retorno às atividades presenciais.

Oficineiros: Abraão Silva (PB), Laurana Ferreira (AP), Ana Rosa Airão (RJ)

Objetivo: 

Promover momentos de reflexão e vivência voltados à Valorização da Vida direcionados às crianças, com foco na promoção do autoconhecimento, no fortalecimento da autoestima, na conscientização das potências da alma e na valorização da experiência reencarnatória.

Oficineiros: Janine de Souza (TO), Jéssica Bicudo (MT), Mônica Soares (SP)

Objetivo: 

Promover momentos de reflexão e vivência voltados à Valorização da Vida direcionados aos jovens, com foco na promoção do autoconhecimento, no fortalecimento da autoestima, na conscientização das potências da alma e na valorização da experiência reencarnatória.

Oficineiros: Cláudia Farache Lemos (RN), Elvis Neves (AM), Ducinéia Machado (SC)

Objetivos: 

Oferecer espaço de vivência, reflexão, diálogo e aprendizado sobre a temática da Mediunidade e Obsessão na criança e no jovem, de modo a preparar os evangelizadores na identificação de sinais e nos encaminhamentos/apoios pertinentes, em articulação com as demais Áreas da instituição (Atendimento Espiritual, Família, Mediunidade, dentre outras); proporcionar reflexão acerca das ações relevantes ao fortalecimento integral das crianças e jovens, envolvendo a evangelização espírita, a prática do evangelho no lar, o acolhimento familiar, a prece, a leitura edificante, o passe, a busca/construção de ambientes harmonizados e harmonizadores, a prática da caridade, dentre outras ações coadunadas aos pressupostos doutrinários.

Oficineiros: Márcia Léon (FEB), Carolina Oliveira (FEB)

Objetivos

Proporcionar espaços de reflexão e vivência acerca do uso consciente das redes sociais e de produção de recursos midiáticos que contribuam para a divulgação doutrinária no âmbito do Centro Espírita, do Movimento Espírita e da Sociedade, de modo seguro e doutrinariamente fundamentado; divulgar as iniciativas do Sou Jovem Espírita.

Oficineiros: Maria Clara Chaves (TO), Bruna Dias (PR), George Lima (PI)

Objetivo: 

Promover espaços de vivência, estudo e reflexão contextualizada acerca de práticas de Sustentabilidade Ambiental na Evangelização Espírita, de modo a favorecer a construção e o fortalecimento do senso de planetariedade e de corresponsabilidade ambiental, e a ampliação de consciência do evangelizando acerca de sua relação consigo mesmo, com o outro e com a Criação Divina.

Oficineiros: Karla Nadai  (MS), Victor Dias (PA), Layza Ravena Medeiros (AP)

Vamos conhecer os temas da tarde?

Clique na Oficina para conhecer seus objetivos.
Você poderá se inscrever em apenas uma oficina por turno.
Não serão aceitas duas ou mais inscrições no mesmo turno pelo mesmo participante. Caso seja verificada inscrição em duplicidade, serão excluídas automaticamente as inscrições anteriores, de modo a oportunizar vagas aos demais interessados.

Objetivos:

Proporcionar conhecimento acerca da perspectiva inclusiva da Evangelização Espírita, bem como das concepções e práticas inclusivas que permeiam a ação evangelizadora, de modo a favorecer ao evangelizador maior segurança e fundamentação no planejamento e desenvolvimento de suas atividades, em consonância com o convite de Jesus “Ide e evangelizai a todas as gentes” (Mc, 16:15.); promover reflexões acerca das acessibilidades e práticas inclusivas na instituição espírita, de forma a oportunizar um espaço evangelizador acolhedor, afetivo e efetivo de estudo e vivência da mensagem espírita, em consonância com os objetivos da tarefa; favorecer o intercâmbio de experiências exitosas voltadas à ação inclusiva na evangelização espírita e estimular os evangelizadores e interessados a buscarem o contínuo aprofundamento teórico-prático necessário para melhor compreender e acolher as crianças e jovens com deficiência, bem como para melhor desenvolver e potencializar a ação evangelizadora.

Oficineiros: Ana Champloni (PE), Elisângela Toledo (PR) e Franciana Castro (AC) 

Objetivos:

Oportunizar conhecimento e vivência acerca de jogos e ferramentas criativas que possam contribuir para a prática da Evangelização Espírita Infantil em ambientes virtuais e presenciais, de modo a favorecer a compreensão e a vivência da mensagem espírita pelas crianças, e a potencializar e promover o aprimoramento contínuo da ação evangelizadora espírita.

Oficineiros: Marco Oliveira (BA), Jade Neves (AL), Cristiane Rocha (DF)

Objetivos:

Oportunizar conhecimento e vivência acerca de jogos e ferramentas criativas que possam contribuir para a prática da Evangelização Espírita da Juventude em ambientes virtuais e presenciais, de modo a favorecer a compreensão e a vivência da mensagem espírita pelos jovens, e a potencializar e promover o aprimoramento contínuo da ação evangelizadora espírita.

Oficineiros: Renata Duarte (MA), Lucimara de Almeida (RR), Ricardo Gaspar (RJ)

Objetivos:

Oferecer espaço de vivência, reflexão, diálogo e aprendizado sobre a formação de leitores mirins, de modo a preparar os evangelizadores de Infância para a escolha de estratégias criativas de valorização do livro espírita e de incentivo à leitura; dialogar sobre a importância do livro espírita para o estudo, a prática e a difusão da Doutrina Espírita, e para o fortalecimento da fé fundamentada na razão; promover espaço de diálogo sobre o uso do livro como ferramenta evangelizadora nos diferentes ambientes de participação infantil, abordando tópicos referentes ao zelo doutrinário, à identificação temática, à adequação da linguagem, às metodologias e recursos de contação de história, dentre outros aspectos relacionados.

Oficineiros: Stela Simeão (FEB), Giovana Bertolini (FEB), Cristina Nunes (SE)

Objetivos:

Oferecer espaço de vivência, reflexão, diálogo e aprendizado sobre a formação de jovens leitores, de modo a preparar os evangelizadores de Juventude para a escolha de estratégias criativas de valorização do livro espírita e de incentivo à leitura; dialogar sobre a importância do livro espírita para o estudo, a prática e a difusão da Doutrina Espírita, e para o fortalecimento da fé fundamentada na razão; promover espaço de diálogo sobre o uso do livro como ferramenta evangelizadora nos diferentes ambientes de participação da juventude, abordando tópicos referentes ao zelo doutrinário, à identificação temática, à linguagem e a metodologias criativas de incentivo à formação do jovem leitor.

Oficineiros: Anete Aracelli (SC), Thiago Toledo (MT)

Objetivos:

Oferecer espaço de vivência, reflexão, diálogo e aprendizado da Música na Evangelização de crianças, de modo a preparar os
evangelizadores de Infância para sua utilização como relevante recurso de abordagem temática, harmonização, confraternização, dentre outras finalidades coadunadas; promover espaço de diálogo sobre o uso da música 
como ferramenta evangelizadora nos diferentes ambientes de participação da criança, abordando tópicos referentes ao zelo doutrinário, à sua função harmonizadora e à sua abordagem criativa a serviço do bem e do belo; compartilhar músicas voltadas à Infância que expressem as características abordadas, exemplificando temas, conteúdos, ritmos e formas criativas de atividade com as crianças.

Oficineiros: Carla Rezende (GO), Cris Prevedel (PR)

Objetivos:

Oferecer espaço de vivência, reflexão, diálogo e aprendizado da Música na Evangelização da Juventude, de modo a preparar os evangelizadores de Juventude para sua utilização como relevante recurso de abordagem temática, harmonização, confraternização, dentre outras finalidades coadunadas; promover espaço de diálogo sobre o uso da música como ferramenta evangelizadora nos diferentes ambientes de participação da juventude, abordando tópicos referentes ao zelo doutrinário, à sua função harmonizadora e à sua abordagem criativa a serviço do bem e do belo; compartilhar músicas voltadas à Juventude que expressem as características abordadas, exemplificando temas, conteúdos, ritmos e formas criativas de atividade com os jovens.

Oficineiros: Maurício Keller (GO), Dani Angelo Medina (RS), Allan Castro (AC)

Objetivo: 

Oferecer espaço de vivência e aprendizado acerca de recursos criativos artesanais para a prática da Evangelização Espírita, de modo a preparar os evangelizadores para a escolha de estratégias metodológicas criativas, atrativas, adequadas doutrinariamente e coerentes com os eixos estruturantes da tarefa, com foco no conhecimento doutrinário, no aprimoramento moral e na transformação social.

Oficineiros: Betty Lago (GO), Ingrid Mattos (RJ), Silvia Frade (PA)

Objetivo:

Promover espaços de organização e construção de planejamentos criativos para a Evangelização Espírita da Infância e da Juventude, considerando seus componentes com foco no conhecimento doutrinário, no aprimoramento moral e na transformação social.

Oficineiros: Ana Christina Espinola (MS), Nádia Costa (RJ), Eliane Possamai (RO)

Objetivos:

Proporcionar espaço de formação, diálogo e compartilhamento de experiências sobre temáticas relacionadas à Evangelização Espírita de bebês, com ênfase nas concepções, fundamentação e diretrizes que integram o documento orientador “Estudo das Concepções e Diretrizes da Evangelização de Bebês” (AIJ/CFN/FEB, 2020); investir na qualidade da ação evangelizadora espírita desenvolvida junto aos bebês, com foco nos aspectos doutrinário, relacional, pedagógico e organizacional.

Oficineiros: Viviane Alles, Taíssa Zempulski (GO), Giselle Marques (MG)

Objetivo:

Estimular os evangelizadores a desenvolverem estratégias de transição da Infância para a Juventude com olhar sensível ao desenvolvimento e integração das crianças, primando pela construção e manutenção dos vínculos com os evangelizadores, os colegas e a instituição, de modo a promover a continuidade da participação da criança nos espaços de estudo e vivência doutrinária na instituição espírita.

Oficineiros: Walteno da Silva (SP), Eliete Soares (MS), Camilla Vazzoler(ES)

Objetivo: 

Estimular os evangelizadores a desenvolverem estratégias de transição da Juventude para os estudos do Espiritismo destinados a adultos, com olhar sensível ao desenvolvimento e integração dos jovens, primando pela construção e manutenção dos vínculos com os facilitadores, os colegas e a instituição, de modo a promover a continuidade dos estudos doutrinários que contribuem para o seu processo de autoaprimoramento.

Oficineiros: Rômulo Monteiro (TO), Rômulo Batista (SC), José Elias Brandão (RO)

Objetivos

Oferecer espaço de vivência, reflexão, diálogo e aprendizado sobre o protagonismo infantil, conceituando-o no âmbito das instituições espíritas; fortalecer o diálogo e o apoio intergeracional, de modo a promover o sentimento de pertencimento e participação; bem como estimular o amor à Doutrina Espírita e à seara espírita; estimular as experiências e o protagonismo nos espaços de ação com a criança, considerando os espaços de estudo, de confraternização, de comunicação social, de convivência familiar, de vivência e ação social, e de integração no Centro e no Movimento Espírita.

Oficineiros: Anna Lúcia Miranda (PE), Carla Bortolini (RS), Nanci Fetal (BA)

Objetivos: 

Oferecer espaço de vivência, reflexão, diálogo e aprendizado sobre o protagonismo juvenil, conceituando-o e incentivando sua prática nas instituições espíritas; fortalecer o diálogo e o apoio intergeracional na orientação e no preparo dos jovens para as atividades espíritas, de modo a promover o sentimento de pertencimento e incentivar o amor à Causa e à seara espírita; estimular as experiências e o protagonismo nos espaços de ação jovem, considerando os espaços de estudo, de confraternização, de comunicação social, de convivência familiar, de vivência e ação social e de integração no Centro e no Movimento Espírita; incentivar a preparação e a integração dos jovens nas atividades espíritas, em conformidade com as recomendações previstas no Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro (2018 – 2022).

Oficineiros: Eden Lemos (RN), Eduardo Braga (ES), Hian Teixeira (PA)

Objetivo: 

Promover o acolhimento e o exercício do olhar sensível aos evangelizadores, de modo a favorecer um espaço reflexivo de refazimento e fortalecimento, considerando, em especial, as singularidades do momento pandêmico/pós-pandêmico e o retorno às atividades presenciais.

Oficineiros: Abraão Silva (PB), Laurana Ferreira (AP), Ana Rosa Airão (RJ)

Objetivo: 

Promover momentos de reflexão e vivência voltados à Valorização da Vida direcionados às crianças, com foco na promoção do autoconhecimento, no fortalecimento da autoestima, na conscientização das potências da alma e na valorização da experiência reencarnatória.

Oficineiros: Janine de Souza (TO), Jéssica Bicudo (MT), Mônica Soares (SP)

Objetivo: 

Promover momentos de reflexão e vivência voltados à Valorização da Vida direcionados aos jovens, com foco na promoção do autoconhecimento, no fortalecimento da autoestima, na conscientização das potências da alma e na valorização da experiência reencarnatória.

Oficineiros: Cláudia Farache Lemos (RN), Elvis Neves (AM), Ducinéia Machado (SC)

Objetivos: 

Oferecer espaço de vivência, reflexão, diálogo e aprendizado sobre a temática da Mediunidade e Obsessão na criança e no jovem, de modo a preparar os evangelizadores na identificação de sinais e nos encaminhamentos/apoios pertinentes, em articulação com as demais Áreas da instituição (Atendimento Espiritual, Família, Mediunidade, dentre outras); proporcionar reflexão acerca das ações relevantes ao fortalecimento integral das crianças e jovens, envolvendo a evangelização espírita, a prática do evangelho no lar, o acolhimento familiar, a prece, a leitura edificante, o passe, a busca/construção de ambientes harmonizados e harmonizadores, a prática da caridade, dentre outras ações coadunadas aos pressupostos doutrinários.

Oficineiros: Márcia Léon (FEB), Carolina Oliveira (FEB)

Objetivos

Proporcionar espaços de reflexão e vivência acerca do uso consciente das redes sociais e de produção de recursos midiáticos que contribuam para a divulgação doutrinária no âmbito do Centro Espírita, do Movimento Espírita e da Sociedade, de modo seguro e doutrinariamente fundamentado; divulgar as iniciativas do Sou Jovem Espírita.

Oficineiros: Maria Clara Chaves (TO), Bruna Dias (PR), George Lima (PI)

Objetivo: 

Promover espaços de vivência, estudo e reflexão contextualizada acerca de práticas de Sustentabilidade Ambiental na Evangelização Espírita, de modo a favorecer a construção e o fortalecimento do senso de planetariedade e de corresponsabilidade ambiental, e a ampliação de consciência do evangelizando acerca de sua relação consigo mesmo, com o outro e com a Criação Divina.

Oficineiros: Karla Nadai  (MS), Victor Dias (PA), Layza Ravena Medeiros (AP)