Introdução

O projeto Prefiro Viver integra as ações da campanha “Família, Vida e Paz”, aprovada pelo Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira (CFN-FEB) e vem ao encontro da proposta de reativação da Campanha “Em Defesa da Vida”, conforme decisão deste mesmo conselho, em reunião realizada em Brasília-DF, em 21/11/2004.
A FEB, enquanto coordenadora do Movimento Espírita Federativo no Brasil, propõe a realização desse projeto em parceria com a AME-Brasil, em acordo com o Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro (2018-2022), sua sexta diretriz, que recomenda:
Promover e realizar atividades que possibilitem o intercâmbio de informações e de experiências, a ajuda recíproca e o trabalho conjunto entre os Centros Espíritas, os órgãos de unificação e entre as entidades especializadas;
Oferecer condições para o conhecimento e a implementação das recomendações e campanhas aprovadas e lançadas pelo CFN/FEB, como Família, Vida e Paz, Evangelho no lar, entre outras.
O projeto não substitui ou inviabiliza qualquer ação que esteja sendo desenvolvida pelas Entidades Federativas Estaduais e procura somar esforços, reconhecendo a autonomia das Entidades Federativas, no que tange ao desenvolvimento dos seus próprios projetos em âmbito estadual.
A proposta é de realização de um projeto contínuo, ininterrupto, contribuindo com as ações de prevenção e posvenção do suicídio, sincronizado com os trabalhos já existentes.
O projeto visa apoiar o Movimento Espírita Brasileiro e Internacional, buscando a interação, a troca de informações e de conhecimentos que possam facilitar a realização da tarefa.

Objetivo

OBJETIVO GERAL
Oferecer formação continuada aos trabalhadores espíritas para ações de prevenção e posvenção do suicídio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Auxiliar os trabalhadores espíritas para que possam identificar pessoas em risco de suicídio;
– Esclarecer os trabalhadores sobre como fazer o acolhimento das pessoas com ideias de suicídio e os seus familiares, que buscam apoio no Centro Espírita;
– Incentivar a integração das áreas e/ou setores e dos trabalhadores do Centro Espírita para que em conjunto possam implantar ações de prevenção e posvenção do suicídio.
– Contribuir com o acolhimento e orientação dos sobreviventes e os familiares do suicida.
– Esclarecer os trabalhadores espíritas para que orientem as pessoas em risco de suicídio e os seus familiares a procurarem o auxílio junto aos serviços estruturados na prevenção do suicídio, tais como os Centros de Atenção Psicossociais (CAPs), Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), entre outros. Social (CRAS), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), entre outros.

Metodologia

O projeto será realizado com a produção de webinários e a publicação de um livro para a formação de trabalhadores dos centros espíritas para ações de prevenção e posvenção do suicídio. Cada webinário terá entre 30 e 45 minutos de duração e o livro conterá a sistematização dos assuntos.

Público alvo

Trabalhadores do Movimento Espírita Nacional e Internacional.

Parceiros no projeto

Federação Espírita Brasileira e AME – Brasil

Entre em contato com o projeto

Contato via e-mail: prefiroviver@febnet.org.br


CADASTRO 2021

Esperamos que o material possa ser útil no esclarecimento sobre questões referentes a prevenção e posvenção do suicídio.
Para ter acesso ao conteúdo do Projeto Prefiro Viver, preencha o formulário abaixo.
A equipe de coordenação do Projeto Prefiro Viver agradece a sua participação!

 

Webnários