Home > Prática > Atendimento Espiritual > Atendimento Espiritual

Atendimento Espiritual

A Área do Atendimento Espiritual (AE) surge na Federação Espírita Brasileira no ano de 2000, buscando ações efetivas para acolher aos que buscam a Casa Espírita, pois foi constatado que, de quatro pessoas que cegavam à Casa Espírita, só uma ficava.

O AE na Casa Espírita tem como proposta básica, acolher as pessoas, por meio de ações fraternas e continuadas, de conformidade com os princípios do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, oferecendo aos que frequentam a Casa Espírita, como atendidos ou atendentes, o apoio, o esclarecimento, a consolação, a assistência espiritual e moral, com a ajuda das inspirações do Plano Superior da vida que por intermédio do Espírito de Verdade nos diz:

Sou o grande médico das almas, e venho vos trazer o remédio que vos há de curar. Os fracos, os sofredores e os enfermos são os meus filhos prediletos, e eu venho salvá-los. Vinde, pois, a mim, todos vós que sofreis e que estais sobrecarregados e sereis aliviados e consolados. Não procureis em outro lugar a força e a consolação, pois o mundo é impotente para dá-las. Deus dirige um supremo apelo aos vossos corações, por meio do Espiritismo. Escutai-o. […]

A Área do AE abrange as atividades de: recepção, atendimento fraterno pelo diálogo, explanação do Evangelho, Evangelho no lar e implantação do Evangelho no lar, irradiação mental e atendimento pelo passe, que serão apresentadas nesta obra, como um conjunto de tarefas inter-relacionadas que apresentam caracterís- ticas e interfaces naturais.

KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. 7. imp. Brasília: FEB, 2018. cap. 6 – O Cristo Consolador, Advento do Espírito de Verdade, it. 7.