Home > Prática > Assistência Social > Atividades de Assistência Social da FEB em Brasília e Rio de Janeiro

Atividades de Assistência Social da FEB em Brasília e Rio de Janeiro

O Departamento de Assistência Social (DAS) da Federação Espírita Brasileira começou a dar seus primeiros passos no final do século XIX, em 1890, quando a sede ainda era na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Naquele ano, a Federação institucionalizou os atendimentos à população carente. E a demanda sempre foi crescente.
Em razão da procura, o Departamento ampliou seus atendimentos, programas e serviços, tendo suas unidades, atualmente, em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Santo Antônio do Descoberto (GO).
Os programas e serviços atualmente desenvolvidos pelo DAS são: Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos e para Adolescentes de 15 a 17 anos; Programa de Capacitação Profissional e Geração de Renda; Programa de Orientação Sociofamiliar; Programa de Orientação à Gestante; Plantão Social; Programa Habitabilidade; Assessoria Jurídica; Assessoramento.

Dentre tantas atividades oferecidas e números positivos podemos destacar 4.258 famílias cadastradas em situação de vulnerabilidade, 2 mil frequentadores de estudos por semana, 29 mil refeições e alimentos distribuídos e 31 mil doações de roupas e utensílios em 2018.

Nesse contexto, a Federação Espírita Brasileira se insere como importante Instituição para a implementação da Assistência Social em consonância com o lema: “Fora da caridade não há salvação!”.