Home > Divulgação > Memória e Documentação

Memória e Documentação

A Unidade Operacional (UO) de Memória e Documentação faz parte da Área Funcional de Divulgação da Federação Espírita Brasileira. Trata-se de um espaço de encontro, reflexão e produção de pesquisa. O local reúne diversas áreas de pesquisas e estudo, abriga arquivos e documentos que guardam a cultura e a história das religiões em geral por meio de arquivos escritos, impressos, fotográficos e audiovisuais.

Núcleo de Arquivo – responsável por organizar e preservar os documentos sob sua guarda. Dispõe de material diversificado, sob diferentes suportes (manuscritos, correspondências, iconografia, livros de Atas, memórias de reuniões públicas etc). A maior parte desses documentos é disponibilizada ao público em geral para pesquisa, enquanto que outros documentos, considerados de caráter confidencial, são identificados e avaliados por essa Unidade Operacional e pelo Conselho Diretor e preservados pela Instituição.

Núcleo de Biblioteca – responsável por organizar e preservar os documentos sob sua guarda, constituídos de material bibliográfico diversificado – livros, folhetos, periódicos – e selecionado segundo parâmetros que consideram-nos raros ou preciosos. Oferece ao público subsídios à pesquisa; formação e atualização do banco de dados  com títulos; visitas monitoradas; e auxílio informacional ao público em geral e aos setores internos da Federação.

Núcleo de Museu – responsável pela organização, preservação e exibição do acervo museológico, para finalidades de estudo, educação e apreciação referentes à memória da FEB e da Doutrina Espírita, transmitindo, para os públicos interno e externo, a obra e a contribuição daqueles que fizeram a história do Espiritismo.

Núcleo do Patrimônio do Livro – responsável por preservar e organizar os documentos sob sua guarda, constituídos principalmente por livros e originais de livros da FEB (acervo técnico). Auxilia os setores internos da Federação e o público em geral com informações sobre os livros publicados pela FEB e a Doutrina Espírita. O Núcleo também tem como responsabilidade auxiliar nos assuntos referentes ao Direito Autoral das obras da Federação e garantir à Instituição o direito legal sobre as suas publicações, por meio do registro dos livros no Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional.


Opções de privacidade