Introdução

O projeto Prefiro Viver integra as ações da campanha “Família, Vida e Paz”, aprovada pelo Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira (CFN-FEB) e vem ao encontro da proposta de reativação da Campanha “Em Defesa da Vida”, conforme decisão deste mesmo conselho, em reunião realizada em Brasília-DF, em 21/11/2004.
A FEB, enquanto coordenadora do Movimento Espírita Federativo no Brasil, propõe a realização desse projeto em parceria com a AME-Brasil, em acordo com o Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro (2018-2022), sua sexta diretriz, que recomenda:
Promover e realizar atividades que possibilitem o intercâmbio de informações e de experiências, a ajuda recíproca e o trabalho conjunto entre os Centros Espíritas, os órgãos de unificação e entre as entidades especializadas;
Oferecer condições para o conhecimento e a implementação das recomendações e campanhas aprovadas e lançadas pelo CFN/FEB, como Família, Vida e Paz, Evangelho no lar, entre outras.
O projeto não substitui ou inviabiliza qualquer ação que esteja sendo desenvolvida pelas Entidades Federativas Estaduais e procura somar esforços, reconhecendo a autonomia das Entidades Federativas, no que tange ao desenvolvimento dos seus próprios projetos em âmbito estadual.
A proposta é de realização de um projeto contínuo, ininterrupto, contribuindo com as ações de prevenção e posvenção do suicídio, sincronizado com os trabalhos já existentes.
O projeto visa apoiar o Movimento Espírita Brasileiro e Internacional, buscando a interação, a troca de informações e de conhecimentos que possam facilitar a realização da tarefa.

Objetivo

OBJETIVO GERAL
Oferecer formação continuada aos trabalhadores espíritas para ações de prevenção e posvenção do suicídio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Auxiliar os trabalhadores espíritas para que possam identificar pessoas em risco de suicídio;
– Esclarecer os trabalhadores sobre como fazer o acolhimento das pessoas com ideias de suicídio e os seus familiares, que buscam apoio no Centro Espírita;
– Incentivar a integração das áreas e/ou setores e dos trabalhadores do Centro Espírita para que em conjunto possam implantar ações de prevenção e posvenção do suicídio.
– Contribuir com o acolhimento e orientação dos sobreviventes e os familiares do suicida.
– Esclarecer os trabalhadores espíritas para que orientem as pessoas em risco de suicídio e os seus familiares a procurarem o auxílio junto aos serviços estruturados na prevenção do suicídio, tais como os Centros de Atenção Psicossociais (CAPs), Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), entre outros. Social (CRAS), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), entre outros.

Metodologia

O projeto será realizado com a produção de webinários e a publicação de um livro para a formação de trabalhadores dos centros espíritas para ações de prevenção e posvenção do suicídio. Cada webinário terá entre 30 e 45 minutos de duração e o livro conterá a sistematização dos assuntos.

Público alvo

Trabalhadores do Movimento Espírita Nacional e Internacional.

Parceiros no projeto

Federação Espírita Brasileira e AME – Brasil

Entre em contato com o projeto

Contato via e-mail: [email protected]

Dentre tantas publicações já existentes sobre a temática do suicídio, o presente livreto do Programa Prefiro Viver tem por objetivo esclarecer de forma sucinta, objetiva e direta os múltiplos aspectos científicos que envolvem o tema, assim como apresentar orientações práticas e possibilidades de atuação dos trabalhadores nos centros espíritas diante de situações delicadas e angustiantes que envolvem a temática, visando contribuir com a preservação e valorização da vida. Ressaltamos que suicidologia é a ciência que estuda o fenômeno do suicídio. “A temática do suicídio é aberta a diferentes perspectivas e a várias ciências, de forma complexa e multidimensional.” (BOTEGA, 2015, Introdução)

O Programa Prefiro Viver integra a campanha “Família, Vida e Paz”, aprovada pelo Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira (CFN-FEB) e vem ao encontro da proposta de reativação da Campanha “Em Defesa da Vida”, conforme decisão desse mesmo conselho, em reunião realizada em Brasília-DF, em 21/11/2004. É um livreto que complementa o primeiro já publicado em 2017: “Suicídio, não!”2 , disponível no endereço https://www.febnet.org.br/portal/2019/07/04/campanhas/ . E é resultado do trabalho conjunto de colaboradores da Federação Espírita Brasileira (FEB) e da Associação Médico Espírita do Brasil (AME-Brasil), iniciado em 2017 e que já colocou à disposição do público, entre 2019 e 2020, 31 vídeos que exploram a temática em diversos aspectos: epidemiologia, correlação com os transtornos mentais e a obsessão, infância e juventude, grupos de risco, relações familiares, acolhimento e orientação na casa espírita, posvenção, terapêutica espírita complementar, casos clínicos e o sentido da vida. Esses vídeos estão disponíveis no endereço http://www.febnet.org.
br/portal/prefiro-viver/ . Ao final desse livreto também consta a lista dos vídeos disponíveis, bem como seus links e QR Codes para acesso.

Baixe o pdf aqui:

Webnários


Opções de privacidade