Home > Efemérides > Fatos e Personalidades: Nascimento de Bezerra de Menezes

Fatos e Personalidades: Nascimento de Bezerra de Menezes

Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (29 de agosto de 1831, em Riacho do Sangue-CE, 11 de abril de 1900, Rio de Janeiro-RJ), também conhecido como Bezerra de Menezes, foi um grande expoente da Doutrina Espírita no Brasil do século XIX. Médico, jornalista e político, sendo parlamentar na Câmara dos Deputados por 30 anos, Bezerra de Menezes trabalhou em benefício dos mais necessitados, recebendo o título de “médico dos pobres”. 

O Espiritismo já vinha atraindo multidões, quando em 1875, foi oferecido a Bezerra de Menezes um exemplar da primeira tradução de O livro dos espíritos em portugues, entregue por seu tradutor, Dr. Joaquim Carlos Travassos, que se ocultou sob o pseudônimo de Fortúnio.

Foram palavras do próprio Bezerra de Menezes, ao proceder a leitura de monumental obra: “Lia, mas não encontrava nada que fosse novo para meu espírito, entretanto tudo aquilo era novo para mim […]. Eu já tinha lido ou ouvido tudo o que se achava no Livro dos Espíritos […]. Preocupei-me seriamente com este fato maravilhoso e a mim mesmo dizia: parece que eu era espírita inconsciente, ou mesmo, como se diz vulgarmente, de nascença”. 

Desenvolveu diversos trabalhos em prol da união e da liberdade dos estudiosos da Doutrina Espírita, atuando como presidente da Federação Espírita Brasileira por duas ocasiões, em 1889 e em 1895 até sua desencarnação, em 11 de abril de 1900.

Confira a biografia completa no link: Bezerra de Menezes

 


Opções de privacidade