Home > Efemérides > Efemérides: Nascimento de Guillon Ribeiro | 17 de janeiro de 1875

Efemérides: Nascimento de Guillon Ribeiro | 17 de janeiro de 1875

Luiz Olympio Guillon Ribeiro (17 de janeiro de 1875, Maranhão, 26 de outubro de 1943, Rio de Janeiro) foi um engenheiro civil, jornalista e espírita brasileiro. Conhecedor profundo de vários idiomas deixou inúmeros livros e artigos traduzidos, entre eles as obras da Codificação de Kardec. Atuou como presidente da Federação Espírita Brasileira nos anos de 1920 a 1921 e também de 1930 até sua desencarnação em 1943. 

Desde cedo, dizia ele, sentira inclinação pelo Espiritismo; é que, no seu subconsciente, já estava traçado o plano da missão de que fora incumbido. Só mais tarde, porém, se aproximou de amigos espíritas, começou a ler e a meditar sobre o tema, abraçando definitivamente a Doutrina Espírita no ano de 1911. Durante muito tempo, levou palavras de consolo e de fé aos detentos, na Casa de Correção, e muitos dos presidiários que de lá saíram, cumprida a pena, tornaram-se seus verdadeiros amigos.

Durante vinte e seis anos consecutivos foi diretor da FEB, tendo exercido quase todos os cargos, inclusive o de diretor da livraria e da revista Reformador. Foi também tradutor de várias obras estrangeiras, das línguas francesa, inglesa e italiana. 

Alma sensível a todas as dores alheias, coração que se compadecia de todos os sofredores, ele deixou um sulco profundo de saudade em toda a família espírita e de quantos dele se acercaram. Em 11 de abril de 1910 casou-se com D. Raimunda Portela e teve cinco filhos: Luís Antônio, Antônio Luís, Aloísio, Olímpia Luísa e Mariana.

Leia mais sobre sua história: Biografia de Guillon Ribeiro.

Assista ao programa Origens na FEBtv sobre Guillon Ribeiro e a tradução das obras básicas com apresentação do vice-presidente da FEB, Geraldo Campetti, em um bate-papo com os pesquisadores da FEB, Jorge Brito e Samuel Magalhães:


Opções de privacidade