Home > FEB > Sancionado o Dia Nacional do Espiritismo

Sancionado o Dia Nacional do Espiritismo

Ilustração. À direta da imagem está a capa da obra O livro dos espíritos, com o autor, Allan Kardec. Kardec é um homem de pele bege clara vestido ao estilo do século 19, com poucos cabelos e barba, cerca de 50 anos. À esquerda da imagem há um texto que diz: “18 de abril - Dia Nacional do Espiritismo”. No rodapé aparece o logo FEB, sigla de Federação Espírita Brasileira.

Em memória ao lançamento de O livro dos espíritos foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidência da república a data de 18 de abril como Dia Nacional do Espiritismo. A Lei nº 14.354, publicada em 31 de maio de 2022 no Diário Oficial da União, celebra o Espiritismo no calendário comemorativo oficial do país. Segundo Censo/IBGE 2010, no Brasil há cerca de 3.8 milhões de espíritas declarados, sendo somados aos simpatizantes e frequentadores, esse número pode chegar a 30 milhões de brasileiros.

O Espiritismo é o conjunto de princípios e leis revelados pelos Espíritos Superiores à Allan Kardec no século XIX, organizados nas obras conhecidas como Codificação: O livro dos espíritos (1857), O livro dos médiuns (1861), O evangelho segundo o Espiritismo (1864), O céu e o inferno (1865) e A gênese (1868). Completam os materiais preparados por Kardec a Revista Espírita (1858-1869), O que é Espiritismo? (1859) e Obras Póstumas (1890) – o último publicado após sua desencarnação. 

No livro, O que é Espiritismo?[1], Kardec sintetiza a Doutrina da seguinte forma: “O Espiritismo é uma ciência que trata da Natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal”. Destaca-se, ainda, a reflexão mencionada no trecho de O evangelho segundo o Espiritismo[2], sobre prudência, razão e fé. “Cada coisa deve vir a seu tempo; a semente lançada à terra, fora da estação, não germina. Mas o que a prudência manda calar, momentaneamente, cedo ou tarde será descoberto, porque, chegados a certo grau de desenvolvimento, os homens procuram por si mesmos a luz viva; a obscuridade lhes pesa. Tendo-lhes Deus outorgado a inteligência para compreenderem e se guiarem por entre as coisas da Terra e do Céu, eles querem raciocinar sobre sua fé. É então que não se deve pôr a candeia debaixo do alqueire, visto que, sem a luz da razão, a fé se enfraquece.” 

Conheça e Divulgue

Clique aqui e faça o download das obras básicas de Allan Kardec e do acervo do século XIX da Revista Espírita no portal da FEB. Os livros podem ser adquiridos no site: www.FEBeditora.com.br 

NB [1]: KARDEC, Allan. O que é o Espiritismo? 56. ed. Brasília: FEB, 2019. Preâmbulo. 
NB [2]: KARDEC, Allan. O evangelho segundo o Espiritismo. 2. ed. Brasília: FEB, 2021. Capítulo 24, item 4.


Opções de privacidade