Home > FEB > Além da Tela | Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito

Além da Tela | Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito

Ilustração de uma sala de cinema, com poltronas vermelhas e uma tela com projeção de um filme, seguido do logotipo FEB Cinema, composto por um símbolo de play dentro de um frame antigo de película com a palavra FEB Cinema, sigla para Federação Espírita Brasileira. No rodapé centralizado está uma caixa visual vermelha levemente transparente com um texto em branco, separado por título, subtítulo e assinatura. O título diz

A cinebiografia Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito (FOX, 2008), nos apresenta, a partir das fases da vida de Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcante, uma personalidade que prega o que vive e vive o que prega, características do homem de bem, citadas nas obras codificadas por Allan Kardec. 

O filme inicia em sua juventude no sertão cearense, passando pela cátedra da medicina e vida política no Rio de Janeiro, o nascimento e a perda de seus filhos. Representa a vida missionária do verdadeiro cristão, divulgando e vivendo as práticas no bem, como o auxílio aos necessitados. 

Quais seriam, então, essas características que formam um homem de bem? A partir da questão 918 de O livro dos espíritos [1] os Espíritos nos revelam esses traços: “O Espírito prova a sua elevação quando todos os atos de sua vida corpórea representam a prática da Lei de Deus e quando compreende antecipadamente a vida espiritual”. 

Em nota a essa questão Kardec aprofunda: “O verdadeiro homem de bem é o que pratica a lei de justiça, amor e caridade na sua maior pureza. Se interroga a própria consciência sobre os atos que praticou, perguntará se não violou essa lei, se não fez o mal, se fez todo o bem que podia, […] se fez aos outros tudo quanto queria que os outros lhe fizessem”.

Para os espíritas, Bezerra de Menezes é símbolo de união. Trouxe, a partir de sua liderança e dedicação, o trabalho e a unificação do Movimento Espírita como um exemplo a ser seguido. 

“Ensinar, mas fazer; 
crer, mas estudar;
aconselhar, mas exemplificar;
reunir, mas alimentar.“

Bezerra de Menezes [2]

 

Serviço

Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito (2008)
Temáticas: Caridade, humildade, causas humanitárias e unificação. 
Elenco: Carlos Vereza e Ana Rosa
Direção: Glauber Filho e Joe Pimentel
Livre | Drama | 1h15m
Em breve retornará aos serviços de streaming. 

[1]: KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução Evandro Noleto. 4. ed. 10. imp. Brasília: FEB, 2021. 

[2]: REFORMADOR. Mensagem psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier, em 20 de abril de 1963, publicada na edição ano 93, n. 1761, dez./1975. Disponível em: https://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=revreform&pagfis=30391


Opções de privacidade