Home > Colunista > Fome

Fome

Divaldo Franco
Professor, médium e conferencista espírita

Através da História, periodicamente, a tragédia da fome aparece na sociedade devorando vidas que se transformam em fantasmas do desespero, ameaçando de aniquilamento todas as existências.

Nesse panorama devastador recordamos o período de miséria que submeteu o Egito e toda a região, obrigando Israel e outros povos a buscarem o solo das pirâmides vitimado pela inenarrável seca e submetendo-se à escravidão todos aqueles que ali se agasalharam na expectativa de sobrevivência.

As guerras lamentáveis que reduziram nações à miséria mais hedionda geravam a fome destruidora que roubava as energias daqueles que haviam sobrevivido em situações deploráveis.

Dentre os mais infelizes desses períodos, recordamos o chamado Holodomor, como foi na época, palavra ucraniana que também significa fome, quando Stalin a decretou, levando à morte mais de três milhões de pessoas, num verdadeiro genocídio.

Embora a cultura, os inestimáveis avanços da Ciência, da tecnologia de ponta, do conhecimento em várias áreas, a infelicidade da fome não apenas ameaça a Humanidade como já vem devorando-a, inclemente e poderosa, aterrorizando o chamado mundo civilizado.

Nesse panorama terrível e trágico, o Brasil volta a ocupar uma posição assustadora e impensada: um pouco mais de trinta e dois milhões de seres humanos passam fome e mais de sessenta milhões não dispõem do necessário para uma alimentação equilibrada.

Apesar de tão cruel estatística, as multidões estão distraídas no prazer de ocasião, avançando loucamente apaixonadas pelos fenômenos vulgares dos instintos agressivos e existenciais, sem haver-se dado conta da situação terrivelmente infeliz que se vive no planeta.

Especialmente agora nesta fase pós-pandemia, procurando fugir dos efeitos físicos, morais e existenciais, como os dramas da depressão, da ansiedade e outros de natureza psicológica, a busca desenfreada do prazer vem eliminando todas as regras do bem proceder, aproveitando a situação calamitosa para atirar-se ao fundo do poço da loucura e depois um despertar alucinado de vida vazia…

Em consequência, aumentam de maneira chocante a criminalidade, o total descontrole emocional, a perda de sentido existencial, o suicídio…

Do que têm valido as conquistas da inteligência se o ser humano rejeita os princípios éticos que regem a vida e os deveres de preservação existencial? O que resulta do abismo posto entre os sentimentos e as necessidades reais, se tudo está reduzido ao gozo do momento, embora as suas desditosas consequências?

São indispensáveis quanto urgentes as providências em favor da ordem e da paz, eliminando-se a fome, especialmente a de afetividade.

Artigo originalmente publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 11 de agosto de 2022.


Opções de privacidade